São Bento - Durante esta semana alguns servidores da secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bento do Sul estiveram na Astran fazendo treinamento para aprender a utilizar o novo sistema, que irá interligar os postos de saúde do município.
O treinamento está sendo oferecido pela Astran, e ministrado por profissionais da Global Data, de São Paulo, que são os responsáveis pelo software de gerenciamento, que será instalado nas unidades de saúde. Nesta sexta-feira, o prefeito Magno Bollmann, acompanhado do assessor de governo Luiz Claudio Shuves estiveram na Astran conhecendo os trabalhos.
Para Magno Bollmann o município só tem a agradecer a Astran pelos projetos desenvolvidos no município. Bollmann falou sobre os projetos desenvolvidos em parceria com a entidade, e particularmente este, que irá beneficiar diretamente a área da saúde. “Com esse sistema implantado teremos uma economia de em média 30% na saúde, e isso é muito importante, pois como todos sabemos a saúde é uma das áreas que mais consome recursos do município”, disse o prefeito.
O secretário executivo da Astran, Walcir Gravi Gonçalves, explicou para os participantes do treinamento como a Astran funciona. Como a Astran é uma oscip que possui seu método próprio de angariar recursos, Gonçalves enalteceu a importância do trabalho realizado pelos motoristas associados. “É graças ao trabalho dos motoristas associados da entidade que podemos prestar esse serviço ao município”, falou.
Durante a visita o secretário ainda mostrou os equipamentos adquiridos para a realização de mais este projeto. São 128 computadores, 73 impressoras, 24 switch, 23 hacks e 122 estabilizadores. “Estamos entregando para o município em equipamento algo em torno de R$ 193 mil. Ressalto ainda que o município não gasta um só centavo com esse projeto, além de todos os equipamentos a Astran ainda está custeando o sistema a ser instalado nas unidades e também o treinamento para seus usuários”, disse Gonçalves.
O projeto de informatização está sendo feito em etapas. Neste primeiro passo será feito todo o cadastramento dos usuários das unidades de saúde, e também o agendamento de consultas. “Além de gerar economia aos cofres públicos, esse sistema também trará mais agilidade para os pacientes”, finalizou.