Florianópolis - A Federação das Indústrias (FIESC) lançou nesta quinta-feira (22) a missão empresarial à China, que ocorrerá de 11 a 21 de abril. A delegação participará da Chinaplas, a maior exposição de borracha e plástico da Ásia, e da tradicional Feira de Cantão, o maior evento de negócios da China. O encontro contou com a presença do ministro-conselheiro da embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan e do vice-presidente do China Foreign Trade Center, Ma Chunzhi. A empresa é a representante oficial da Feira de Cantão.
O diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, afirmou que em primeiro lugar o objetivo da missão é conhecer o mercado chinês. Ele lembrou que muitos produtos já são exportados para a China, como a carne de frango e, recentemente, a carne suína. Quaresma, que coordenou a reunião, chamou a atenção para o espaço que o País vem abrindo para os produtos de luxo. "É um mercado novo. A China deve ser o primeiro para esses itens em 2012. Há oportunidades importantes neste mercado", disse ele, lembrando que há marcas como a BMW que lançou uma edição limitada do carro M3 Tiger, e, devido ao sucesso do modelo, tornou-se sedan para atender aquele mercado. Tradicionais casas de alta-costura francesas e italianas também têm aproveitado esse mercado.
No encontro, o ministro Qingyuan afirmou que o País é um grande importador e oferece oportunidades inclusive para o Brasil. "A China não importa só commodities, mas produtos processados", afirmou ele, destacando o interesse dos chineses pela qualidade dos calçados e dos itens de vestuário fabricados no Brasil.
Qingyuan salientou que o consumo interno da China aumentou 17% em 2010, alcançando US$ 3 trilhões (cerca de R$ 5,4 trilhões), valor superior ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que, em 2010, foi de R$ 3,67 trilhões. Os números superlativos também são vistos nas reservas internacionais da China (US$ 3,18 trilhões). Hoje, o Brasil é o nono principal parceiro comercial da China.
No seminário de lançamento da missão, o vice-presidente do China Foreign Trade Center, Ma Chunzhi, afirmou que a Feira de Cantão "é uma excelente plataforma econômica e comercial". No ano passado, a 110ª edição da feira contou com a presença de seis mil empresários brasileiros que fecharam US$ 2 bilhões em negócios. A feira toda somou US$ 38,2 bilhões.
Neste ano, a feira, realizada em Guangzhou, terá 24 mil expositores e cerca de 105 mil visitantes. A exposição reunirá compradores e fornecedores de máquinas e equipamentos pesados, pequenos maquinários, autopeças, hardware, ferramentas, máquinas para construção, eletrodomésticos, artigos sanitários e materiais para construção e decoração.
A FIESC também irá à Chinaplas, em Xangai. A feira é voltada ao setor de borracha e plástico. Estima-se que o evento reunirá 2,6 mil expositores e cerca de 100 mil visitantes.
As inscrições para a missão devem ser feitas no site www.fiescnet.com.br/china. Neste endereço também estão o programa da missão e detalhes das duas feiras.