Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pessoas com deficiência elevam escolaridade por meio do SESI

Quinta, 22 de março de 2012

 

Cursos são ministrados em São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul

Em 2011, SESI contabilizou 700 alunos matriculados no Programa de Inclusão (Foto: Divulgação SESI)

Florianópolis  - "Quero ainda concluir o ensino médio, aprimorar meu trabalho e buscar novos desafios. O Programa de Inclusão do SESI é uma atitude de responsabilidade social e um meio pelo qual as pessoas com deficiência podem efetivamente ser incluídas no mercado de trabalho", avalia o auxiliar de câmara escura, Matias Junkes. Deficiente visual e aluno do ensino fundamental do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria, do SESI, Matias voltou aos estudos depois de 18 anos, com o objetivo de buscar crescimento profissional. Os cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e em cursos da Educação Continuada já atendem 700 estudantes no Estado, todas com algum tipo de deficiê ncia.

Evelise Gomes, também deficiente visual, de 28 anos, cursa o ensino médio e sonha ser psicóloga. "Essa é a oportunidade que temos de concluir os estudos e conhecer pessoas com diferentes deficiências. Durante as aulas, a convivência mostra que, no fim, somos todos iguais", fala. As aulas para pessoas com deficiência são ministradas em São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul. Na Unidade do SESI em São José, por exemplo, cerca de 70 alunos estão matriculados nos cursos. "As sete turmas que atendemos são compostas por alunos com deficiência intelectual, física, baixa visão, cegueira, além de uma turma específica para surdos", explica o secretário da Escola, Adriano Pedro.

Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria

Indicado pelo SESI, entidade do Sistema FIESC, às empresas como uma modalidade de Investimento Social Privado, o programa é composto por uma série de ações. Uma delas foi a realização de um censo para identificar pessoas com deficiência nos municípios de Santa Catarina em que há representatividade industrial e interesse dos empresários locais.

O Programa de Inclusão ainda mantém os chamados Centros de Recursos para Pessoas com Deficiência, que atuam na mobilização e assessoria social às empresas parceiras. Os Centros também oferecem cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula com recursos adequados a cada tipo de deficiência. Os cursos podem ser ministrados em salas de aula das empresas promotoras. Em 2011, o SESI contabilizou cerca de 700 alunos matriculados e 38 empresas do estado parceiras no projeto. O Centro de Recursos é colocado à disposição nos municípios de São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul.

Também é oferecida a oportunidade de qualificação profissional para que as pessoas com deficiência melhorem suas condições de empregabilidade e se adaptem às necessidades das empresas. O SESI ainda disponibiliza consultorias para avaliação dos postos de trabalho na indústria e das condições de acessibilidade e para o desenvolvimento de programas de valorização e gestão da diversidade nas empresas.

Mais informações sobre as aulas do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria pode ser obtidas nas Unidades do SESI mais próximas de sua região.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA