São Bento - Desde sua inauguração, em 22 de novembro, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps já registrou 568 atendimentos. O serviço especializado tem o objetivo de atender e tratar pacientes com transtornos psíquicos graves auxiliando também os familiares no convício e entendimento da doença.
O amplo espaço permite atividades externas com a atuação de profissionais de Educação Física e Terapeuta Ocupacional. No Caps os pacientes são acompanhados ainda por psicóloga, assistente social, enfermeira, pedagoga, farmacêutica, nutricionista, médico psiquiatra e técnica de enfermagem. Completam o quadro de funcionários do Centro, coordenadora, auxiliar de serviços, assistente administrativa e cozinheira.
Segundo a coordenadora do Caps, Olga Cristina Rocha Pessin, os atendimentos aumentam dia a dia. “Com o conhecimento da população a procura espontânea também está aumentando”. Ela explica que geralmente os pacientes são encaminhados dos diversos serviços de saúde do município. Já no Caps é realizada a triagem para avaliar se realmente é caso para atendimento no Centro ou se deve ser reencaminhado para outro tipo de atendimento. “Os atendimentos são prestados a todos os encaminhamentos e também aqueles de demanda espontânea”, completa.
O atendimento mais humanizado também é característica do Centro de Atenção Psicossocial. “Antes os pacientes psiquiátricos eram atendidos no ambulatório pelo psiquiatra e em alguns casos encaminhados para psicoterapia no Centro de Reabilitação. Hoje este paciente chega ao CAPS e passa por avaliação multiprofissional, tendo seu projeto terapêutico individualizado”, comenta o secretário de Saúde Marcus Maluf.
A coordenadora comenta ainda que a utilização do bosque na realização de atividades como caminhadas, oficinas e grupos terapêuticos tem contribuído para a evolução de alguns tratamentos. “Ainda temos o projeto de criação de uma horta que visa melhorar ainda mais o atendimento”, complementa.
A implantação do atendimento através do Centro de Atenção Psicossocial é uma parceria da Prefeitura de São Bento do Sul e Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O atendimento é prestado por profissionais da secretaria municipal de Saúde no prédio localizado na rua João Pauli, 668, no bairro Colonial. O horário de funcionamento é das 8h às 16h. Maiores informações no telefone 3635-3973.
Tratamento
O tratamento realizado pelos profissionais do Caps é dividido em três modalidades; intensivo, semi-intensivo e não intensivo, de acordo com cada caso. E compõem-se de atividades e atendimentos em psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, educação física, pedagogia, oficinas de artesanato e outras, além do acompanhamento com o psiquiatra.
Enquanto o paciente estiver no Caps ele recebe, se necessário, a medicação de acordo com a prescrição médica. Nos finais de semana leva para casa a dosagem prescrita que deve ser tomada com o controle da família.
Resumo de atendimentos
Em menos de quatro meses o Caps já registrou 568 atendimentos, sendo:
Psicologia – 230 atendimentos
Serviço Social – 88 atendimentos
Enfermagem – 93 atendimentos
Terapia Ocupacional/Educação Física – 56 atendimentos
Além destes foram realizados 43 atendimentos diversos e 58 visitas domiciliares
Visitas
“A visita aos pacientes e familiares é uma prática constante e fundamental”, conta Olga. Segundo ela as visitas são realizadas para se conhecer o ambiente em que o paciente vive, como é sua dinâmica familiar e para uma maior aproximação com esta família. Essas visitas são realizadas durante o período de avaliação do paciente e durante o tratamento caso seja necessário. Também são realizadas visitas quando o paciente não comparece ao atendimento sem prévia comunicação.