Pagamento à vista dá 14,4% de desconto neste ano
São Bento – Moradores começaram a receber, nesta semana, os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Este ano haverá o desconto de 14,4% no pagamento à vista –a cota única vence no dia 16 de abril. No carnê também está disponível a opção de parcelamento em oito vezes, com primeiro vencimento no mês de abril. Conforme o secretário de Finanças, Uwe Stortz, em 2010 cerca de 50% dos carnês foram quitados à vista. As ações de atualização de cadastro e disponibilização dos carnês no sítio da prefeitura (saobentodosul.sc.gov.br) têm auxiliado no pagamento. “Historicamente a média de inadimplência girava em torno dos 30%. Já em 2009, registramos 25%. Em 2010, tivemos o melhor resultado, com o menor índice de inadimplência, o qual ficou abaixo dos 10%”, destaca.
CORREIOS
Os carnês estão sendo entregues pelos profissionais dos Correios. Segundo Rosângela Mettegang, diretora do departamento de Tributação, a entrega nas residências acontecerá até o dia 10 de abril. Os contribuintes que não receberem até essa data devem procurar o carnê no setor de Tributação, na própria prefeitura. “O documento também foi disponibilizado na página da prefeitura. Dessa forma, o contribuinte pode fazer consultas e também realizar a impressão para pagamento”, explica. As consultas são feitas através do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a referida página, link “Cidadão Web”.
ENTIDADES
Conforme decreto 1023/2012, fica estabelecida a prorrogação de prazo para cadastramento de entidades que tenham interesse em solicitar pagamento parcial de IPTU. O novo prazo é dia 30 de março. As entidades que executam projetos de impacto social podem fazer a solicitação. Para tal a mesma deve preencher requisitos descritos no decreto 500/2010, que regulamenta a execução de projeto previsto na Lei 1939, de 28 de agosto de 2007. O requerimento com os demais documentos exigidos deve ser protocolado junto ao setor responsável da prefeitura.
VENCIMENTOS DAS PARCELAS
- Primeira parcela até o dia 16/04;
- Segunda parcela até o dia 16/05;
- Terceira parcela até o dia 18/06;
- Quarta parcela até o dia 16/07;
- Quinta parcela até o dia 16/08;
- exta parcela até o dia 17/09;
- Sétima parcela até o dia 16/10.
- Oitava parcela até o dia 16/11.