Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Odontologia infantil faz mais de 2 mil atendimentos em 2012

Sexta, 16 de março de 2012

 


São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul, através da secretaria de Saúde, mantém programas de incentivo e orientação sobre a correta higienização e escovação em todas as unidades escolares. A população também tem atendimento odontológico nas unidades de saúde dos bairros e quando necessário são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.


O programa de acompanhamento da saúde bucal durante a infância tem como objetivo manter hábitos saudáveis e principalmente diminuir as incidências de problemas bucais no futuro. Para isso o programa de odontologia infantil começa ainda na gestação e segue até a criança completar 14 anos. “O acompanhamento é realizado já com a gestante que recebe orientações de higiene para si mesma e para a criança ao nascer. A criança deve ser assistida desde o nascimento, antes mesmo do irrompimento dos dentes, para evitar hábitos prejudiciais e verificar se a boca está saudável”, relata o coordenador do CEO, Marcelo Nenevê.


Segundo Marcelo o problema mais comum registrado nos atendimentos dessa faixa etária (0 aos 14 anos) é a cárie dentária. “É a cárie de mamadeira nos dentes decíduos ou de leite e nos primeiros molares permanentes que nascem aos 6 anos e muitas vezes são confundidos pelos pais como sendo dente de leite”, explica.


Desde o início do ano foram realizados 2651 atendimentos na odontologia infantil. Nas unidades de saúde, os dentistas fizeram 707 atendimentos. Nos programas de Estratégia da Saúde da Família – ESF, 1276 crianças receberam atendimento através dos dentistas e 140 receberam orientação através da técnica de saúde bucal. Nas creches foram registrados 221 atendimentos e no CEO foram 307 encaminhamentos.


O programa da Unidade Portátil nas creches foi ativado em outubro de 2011, e até dezembro foram registrados 197 atendimentos. No total os programas direcionados a odontologia infantil atendeu 12.210 crianças no ano passado e 9.329 em 2010.


Atendimento especializado


Crianças com maiores dificuldades para atendimento (quando não permitem ou precisam de um atendimento mais especializado) são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas e atendidas pela odontopediatra doutora Marielle.


Os encaminhamentos são atendidos, mediante agendamento antecipado, nas segundas, terças e quartas-feiras das 7:00h às 16:00h. “A lista de crianças encaminhadas é pequena, cerca de 10 crianças, e normalmente num período de duas a três semanas já são chamadas”, completa Nenevê.


Os atendimentos nas unidades de saúde dos bairros também são realizados através de agendamento prévio. Cada uma possui horários específicos para atendimento de crianças. Para o agendamento deve-se entrar em contato com a unidade de referência para verificar como são as normas de atendimento a crianças.


Atividades nas escolas


A higienização e orientação acontece em todas as escolas estaduais e municipais, mas a mesma prática de escovação em casa ainda não é tão comum como deveria. “É importante a prática de escovação também em casa e com o acompanhamento dos pais”, acrescenta o coordenador do CEO. Palestras de orientação também são proferidas em todas as unidades escolares, mostrando a importância da higienização.


Odontomóvel


O Odontomóvel realiza atendimento a crianças de escolas do interior que tem maior dificuldade de acesso às unidades. O trailer fica estacionado no pátio da escola por um período e atende todas as crianças que recebem autorização do pai ou responsável para isto. As escolas contempladas são; Ilona Tschoeke (Vila Pilz), Alfredo Diener ( Banhados), Carlos Doetsch (Estrada Paraná), Garibaldina Fuginaga (Fundos do Cruzeiro), Ladir dos Santos ( Dona Francisca), e Maria Ferreira Ziemann (Rio Vermelho Povoado).


A unidade encontra-se atualmente na Escola Ilona Tschoeke. O atendimento aos alunos é realizado pela doutora Glaucia Carolina dos Santos e pela auxiliar de saúde bucal, Daiane Ferreira Gomes.


Unidade Portátil


Outra unidade portátil atende as creches do município realizando tratamento. As creches contempladas são as que oferecem espaço para instalação do equipamento e estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Atualmente a doutora Viviane, responsável pela unidade, está na Creche Tico e Teco, bairro 25 de julho. As creches que não oferecem tal estrutura recebem visitas de orientação de higienização, tanto para as crianças quanto para as profissionais que cuidam destas para que seja realizada diariamente.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA