Enquanto a duplicação do trecho da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul não vira realidade, o Vale do Itapocu se mobiliza para fazer melhorias em uma parte da rodovia que deve deixar de ser federal quando a obra – que prevê um contorno na região entre Guaramirim e Jaraguá – estiver concluída.
A Azimute Engenheiros e Consultores, de Joinville, foi a vencedora da licitação realizada pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) para a elaboração do projeto básico de duplicação do trecho urbano da BR-280 naquela região.
Para o trabalho, foram repassados pelo governo do Estado, R$ 500 mil. O orçamento aprovado para o custo do projeto ficou definido na tomada de preços em R$ 490.768,22. A homologação do contrato para a realização do trabalho deverá ser feito em cinco dias úteis.
A empresa terá 150 dias para apresentar o projeto, que deverá trazer ideias de melhorias para um trecho de 846 metros e a duplicação de outros 8,6 km. O trabalho vai detalhar onde serão instalados viadutos, elevados, construção de uma nova ponte sobre o rio Itapocuzinho, trevos e acessos às ruas marginais.
O projeto executivo, que detalha a parte estrutural da obra, não tem previsão de quando será licitado. A tomada de preços para a contratação deste trabalho também será feita pela Amvali.
Após esta etapa, será definido o custo final da obra e encaminhado ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para conseguir recursos para colocar em prática as melhorias.