Saiba mais no comunicado da Whirlpool, abaixo:
São Paulo, 15 de março de 2012 – A Whirlpool Corporation (NYSE:WHR) anunciou hoje que José A. Drummond Jr., atualmente vice-presidente executivo da Whirlpool Corporation e presidente da Whirlpool Latin America, foi nomeado presidente da Whirlpool Europa, Oriente Médio e África (EMEA). Ele continuará se reportando para Michael A. Todman, presidente da Whirlpool International, e segue como membro do Comitê Executivo. Drummond substituirá Bracken Darrell, que deixa a companhia. A mudança é efetiva a partir de 2 de abril de 2012. João Carlos Brega, hoje presidente da Embraco, divisão de compressores da empresa, se tornará presidente da Whirlpool Latin America e vice-presidente executivo da Whirlpool Corporation no lugar de Drummond. Ele também se reportará para Todman.
Roberto H. Campos, vice-presidente de Business, Marketing e da Embraco Electronic Controls (EECON), será o sucessor de João Carlos Brega na presidência da operação de compressores.
Enrico Zito, atual presidente do negócio de eletrodomésticos da Whirlpool Latin America, passa a responder para João Carlos Brega, juntamente com Roberto H. Campos.
Drummond tornou-se vice-presidente executivo da Whirlpool Corporation e presidente da Whirlpool Latin America em setembro de 2008. Antes disso, ele foi presidente do negócio de eletrodomésticos. Drummond se juntou à companhia em 1999 como diretor de Compras e ocupou vários cargos gerenciais incluindo vice-presidente de Vendas e Marketing e, na Whirlpool Europa, foi vice-presidente de Suprimentos. Antes de trabalhar na companhia ele esteve na Alcoa Alumínio e na Accenture.
João Carlos Brega chegou à presidência da Embraco em 2009. Anteriormente, foi presidente da Whirlpool no México e no Canadá. Ele também atuou como Chief Financial Officer para a Whirlpool Latin America. Ele se juntou à companhia em 1995 e trabalhou como diretor de operações para Argentina e Chile. Antes da Whirlpool ele trabalhou para a Sharp Brasil.
Roberto H. Campos se juntou à Embraco em 1987. Recentemente ocupava o cargo de vice-presidente de Business, Marketing e da Embraco Electronic Controls (EECON). Antes disso, foi vice-presidente de Pesquisa & Desenvolvimento e Compras. Ele também ocupou posições gerenciais em diversas áreas da Embraco, como Desenvolvimento de Produto, Qualidade e Engenharia.
Sobre a Whirlpool Latin America
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag. No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 13,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool Latin America uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, tendo sido a primeira colocada no ranking de 2010, e a Empresa Mais Inovadora do País, segundo a revista Época Negócios.Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.
Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 162 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1985 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 27 mil pessoas.
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 18.4 bilhões em 2010, 71 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas emwww.whirlpoolcorp.com