São Bento - O auditório da secretaria de Educação ficou pequeno na segunda-feira à noite (12). No local, bate-papo descontraído com pais e ou responsáveis que possuem crianças frequentando os primeiros anos de ensino. O evento contou com a presença da equipe do Sistema Educacional Família e Escola – Sefe, que explicou sobre os materiais adquiridos pela Educação e disponibilizados aos pais.
Segundo a secretária de Educação, Salete Spitzner, os encontros são constantes e envolvem toda comunidade escolar. “Estas capacitações são realizadas durante o ano todo, desde 2009, e envolvem pais até merendeiras. Somente com vocês, pais, são dois encontros por ano”, disse.
Salete destacou ainda os materiais utilizados para auxiliar nas atividades com as crianças. “Além dos professores, vocês também possuem livro e agenda que visam acompanhar as atividades escolares de seus filhos. Esse livro precisa estar na cabeceira da cama de vocês, para que juntos possam conversar e trocar ideias de como solucionar alguns problemas. É preciso que trabalhemos bem os primeiros anos para que na frente os demais sejam melhores”, finalizou.
Surpresa com a presença de tantos pais, a palestrante Elidete Zanadini Hofius iniciou as atividades falando da importância da união da família para a criança. “Ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe, mas é preciso que o trabalho seja bem feito. Pais educam, dão limites, e isso só é possível se o casal caminhar unido, numa integração. Se o pai diz não, a mãe também precisa falar não”, comentou.
Elidete falou também dos direitos e deveres das crianças, destacando o diálogo para uma convivência mais sadia e segura. “Vamos ouvir mais nossos filhos, sejamos mais francos com eles, respondendo as perguntas de forma verdadeira. Assim, as crianças crescem mais críticas, pensantes, vão saber como e quando se comportar em cada situação vivenciada”, enalteceu.
Durante o evento, vários foram os momentos de descontração. Brincadeiras e histórias fizeram parte da programação, encerrada com um café aos presentes.