É a segunda vez que o grupo de São Bento do Sul participa do projeto
Cia Caravana do Sonhar, de São Bento do Sul, inicia na próxima segunda-feira a primeira etapa do projeto “Baú de Histórias”, do Sesc/SC. Tal projeto, realizado desde 2004, introduz no cotidiano da sociedade uma das artes mais antigas do mundo: a narração de histórias. O projeto promove o incentivo à leitura a crianças e adultos por meio de espetáculos de contação de histórias. O espetáculo circula por vinte e seis cidades de Santa Catarina em março e junho, num total de cinquenta e seis apresentações, que serão gratuitas para todas as idades - em escolas, auditórios e nas próprias Unidades do Sesc. A Cia. Caravana do Sonhar é um dos grupos selecionados para integrar os circuitos culturais do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc) em 2012. Essa é a segunda vez que o grupo são-bentense faz parte do projeto. A primeira foi em 2010, com o espetáculo “Tá Chovendo História”.
O espetáculo “Uma Canção para Finfo” recria um mundo imaginário, de maneira bem humorada e poética, contando a história de “Finfo Barnabé”, um menino muito criativo e inteligente que nasceu no tempo da pedra lascada. Ele e sua família moravam numa caverna, como todo mundo sabe, fria, escura e úmida... Os contadores e responsáveis pela música são Alessandra Nascimento e Rafael Padawan, com cenário de figurinos de Well Souza e direção de Robson Rodrigues.
CONFECATE
No último final de semana aconteceu em São Bento do Sul o Congresso da Federação Catarinense de Teatro (ConfeCate), reunindo um total de quarenta e oito grupos – representados por quase cem artistas teatrais de todo o Estado. No congresso ficaram definidas as cidades para a 17ª e a 18ª edições do festival, que ocorrerão em Concórdia e Chapecó, respectivamente. Foram feitas ainda a revisão estatutária da entidade e a eleição da nova diretoria, com a reeleição do presidente William Sieverdt (Trip Teatro, Rio do Sul). A nova diretoria também conta com um representante de São Bento do Sul, o ator Rafael Padawan (Grupo Teatral Panaceia e da Cia Caravana do Sonhar), como presidente do Conselho Fiscal.
No domingo, logo após o almoço, todos os participantes se dirigiram ao Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, para fazer um ato simbólico: acolher o espaço num abraço coletivo, como forma de manifestação de afeto, mostrando a importância que o espaço tem, não só para a cidade, mas para todo o movimento teatral do Estado.