São Bento - Um dos projetos que movimenta a comunidade escolar retorna às atividades em 2012. Na segunda-feira (05), no auditório da secretaria de Educação, autoridades e convidados prestigiaram a abertura do Projeto Disciplina – Vamos Construir uma Escola para Todos, desenvolvido com apoio do São Bento Trail Clube, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Escola de Pais do Brasil e da advogada Eda Barboza.
Com o objetivo de valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, o projeto é executado pelas escolas municipais, com o envolvimento de alunos, professores e demais funcionários. Entre os temas trabalhados estão, prevenção às drogas, bullying, valores éticos e morais, e dinheiro público. “Quem transforma o mundo somos nós, e tudo começa na educação”, disse a secretária de Educação, Salete Spitzner, dando início ao Projeto Disciplina 2012.
A secretária falou ainda das ações desenvolvidas no ano passado. “As atividades foram fantásticas. Sabemos que as grandes mudanças surgem em pequenas ações, um exemplo disso foi o tema Dinheiro Público. Através dele conseguimos explicar aos alunos os seus direitos e deveres como cidadão, com certeza, o nosso município agradece”, explicou.
Participando do evento, o prefeito Magno Bollmann destacou as parcerias para colocar em prática temas que precisam ser debatidos com as crianças. “Só tenho que agradecer pelo empenho na realização de tantos projetos desenvolvidos pela Educação, e que contam com parceiros preocupados com o bem-estar de todos. Desejo sorte neste ano e podem ter certeza que acompanho e aprendo muito com vocês”, enalteceu.
O Projeto Disciplina tem como objetivo promover reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola, na busca do comportamento esperado e desejado de um cidadão atuante na sociedade. Nele são propostos quatro temas a serem trabalhados com os alunos da rede municipal de ensino ao longo do ano letivo. Esses temas são Drogas, Bullying, Valores Éticos e Morais, e Dinheiro Público. Palestras, debates, reflexões, pesquisas, entrevistas, confecções de murais, dramatização de histórias e festival de folclore são algumas atividades desenvolvidas nas escolas.
Durante o lançamento do Projeto Disciplina 2012 a secretaria de Educação realizou a entrega do regulamento, programação e etapas do concurso “De Olho no dinheiro Público”.
Conforme a programação, o tema dinheiro público prevê a atividade de seleção de desenho, slogan e tirinha. Alunos matriculados na pré-escola (Educação Infantil) e 1º ano (Ensino Fundamental) participam com a elaboração de desenhos. A criação de slogans é destinada aos estudantes do 2º ao 5º ano (Ensino Fundamental) e as tirinhas (histórias em quadrinhos) são para os alunos do 6º a 8ª série/9º ano (Ensino Fundamental). “A divulgação dos trabalhos selecionados ocorre em outubro”, conta a secretária de Educação.