É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Cães que latem excessivamente sofrem com isso e ainda podem ser vítimas de maus-tratos; ensine e ajude seu peludo a ser mais silencioso!
Latidos xcessivos
Se você quer um cachorro que não lata para nada, arrume um cachorro de pelúcia! Antes de ficarmos irritados com os barulhos emitidos por nossos peludos precisamos lembrar duas coisas básicas: eles comunicam-se através dos latidos e são seres vivos, não objetos programáveis. Mas latidos em excesso não são apenas chatos para pessoas, são também prejudiciais aos cães. Devemos fazer o possível para evitar situações e comportamentos que estressem os peludos. Pelo bem dos nossos ouvidos, mas também dos deles!
Estímulos
Cães não latem apenas para “conversar” com os seres humanos, eles também podem latir para expressar excitação, medo, alerta e alegria. Quando um cão avista um estímulo diferente e ameaçador para ele, pode latir. Quanto maior for o acesso do cão a esses estímulos, mais ele se tornará um cão que late demais. Cada vez que o carteiro vem rapidinho, que os lixeiros passam correndo, que o vizinho do apartamento passa pela sua porta, seu cão é recompensado. Na cabecinha dele, o carteiro, os lixeiros e o vizinho só foram embora por que ele latiu! Medo, ansiedade, tédio e solidão são motivos comuns para latidos em excesso e precisam ser identificados e combatidos. O uso de florais também pode ajudar bastante nestas situações.
Evitando
Se não for possível deixar o cachorro dentro de casa, deixe-o atrás de um portão sem visão da rua ou coloque um portão que não permita que ele se sinta tão exposto a ponto de ser agressivo com pessoas e outros cães que passem do lado de fora. A agressividade não é benéfica e nem normal quando ocorre com muita frequência, assim como os latidos. É possível ensinar seu cão a não latir em excesso sem usar nenhum tipo de método punitivo ou violência. Lembre sempre de que na cabeça de um cachorro, se você gritar para ele ficar quieto, você estará latindo junto com ele! Ele pode até parar por alguns instantes, mas não aprenderá a ser mais silencioso já que você não é!
Recompense
Quando seu cão latir em situações que você não deseja, ao invés de gritar com ele, simplesmente retire-o de perto do estímulo, em silêncio e sem fazer contato visual. Também é muito importante recompensar o silêncio! Todas as vezes em que seu cachorro ficar quieto, elogie-o e dê um petisco saboroso (pequeno, para não engordá-lo). Fazendo isso com constância ele logo aprenderá que ficar quieto traz melhores consequências do que latir. Conforme ele for ficando silencioso, recompense-o eventualmente, mas nunca deixe de premiar o bom comportamento que você deseja, pode ser só com um carinho caprichado.
(Fonte: NDonline)
Fale conosco pelo e-mail apasbs@hotmail.com. Acesse www.apasb.blogspot.com.
Até a próxima edição da coluna É o Bicho!