Canoinhas - A segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, nesta sexta-feira (2), aprovou 26 projetos aos seis municípios que compõem a SDR. O segundo encontro foi realizado em Três Barras, na sala de reuniões do Centro Tecnológico do Planalto Norte (Tec Plan). A presidência dos trabalhos ficou a cargo do secretário regional Argos José Burgardt. “Essa segunda reunião discutiu e deliberou importantes projetos para melhorias dos municípios da região. Diversas áreas serão beneficiadas”, ressaltou Argos.
O município de Três Barras solicitou recursos financeiros destinados à aquisição de 1.014 m3 de concreto usinado a quente para ser aplicado em tapa-buracos na malha viária urbana e em obras de pavimentação final nas Ruas Olga Zen Pereira, João Carvalho e Luciano Lescovitz.
Em seguida, Porto União apresentou os seguintes projetos: auxílio na realização da 6ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, liberação para construção da Câmara de Vereadores do município, implantação de duas academias ao ar livre e aquisição de equipamentos de ginástica, pavimentação para diversas ruas da cidade, inclusive a rua Salete Pereira, no bairro Vice King; e recursos para compra de duas ambulâncias para as localidades de São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó.
Bela Vista do Toldo apresentou quatro projetos, solicitando ao Conselho recursos para aquisição de um veículo para o transporte de urgência e emergência destinado ao Fundo Municipal de Saúde; dois veículos tipo passeio destinado ao Fundo Municipal de Saúde; recursos para o Projeto Internet no Campo; e solicitando a municipalização do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Estanislau Schumann.
Major Vieira solicitou verba para cinco projetos: para aquisição de dois ônibus para o transporte escolar do município, para o projeto Internet no Campo, aquisição de quatros grades aradoras, aquisição de medicamento para o Hospital São Lucas e, ainda, retificação do projeto 6, aprovado pela ata 082/2012 do CDR, solicitando aquisição de um foco cirúrgico de teto para o Hospital Municipal São Lucas.
Irineopolis apresentou quatro projetos para solicitação de recursos destinados à revitalização da Praça da República, no município; aquisição de dois tratores agrícolas e um caminhão tanque para transporte de leite; e aquisição de um aparelho de equipamento de ultrassom.
O município de Canoinhas apresentou quatro projetos: solicitação de recursos financeiros para construção de duas pistas de skate para comunidade, reurbanização do Parque de Exposições Ouro Verde, pavimentação da estrada de acesso ao distrito de Felipe Schimidt, com extensão de 6.365 metros; e recursos para ampliação de edificação pública localizada no Distrito de Marcílio Dias.
Ainda durante a reunião foram apresentados aos conselheiros, projetos solicitados pela Gerência de Cultura, Esporte e Turismo da SDR Canoinhas para os seis municípios que compõem a Regional. As solicitações foram feitas para a realização do Fórum de Esportes, realização da Primeira Olimpíada da Terceira Idade, Primeiros Jogos da Integração dos Servidores dos Municípios e dos Servidores Públicos Estaduais da SDR Canoinhas, Circuito de Corridas Rústicas, eventos culturais alusivos aos 100 anos da Guerra do Contestado, oficinas e exposições culturais; cursos para capacitação no segmento turístico; apresentações culturais; e revitalização da sinalização turística dos municípios da SDR Canoinhas.
Melhorias nas áreas de Infraestrutura, Agricultura, Saúde, Cultura, Lazer e Educação foram apresentados e aprovados pelos conselheiros nos 26 projetos dos municípios da Regional. Participaram da reunião os prefeitos dos seis municípios que abrangem a SDR Canoinhas, presidentes das câmaras de vereadores, representantes da sociedade civil, deputado estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar, gerente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) regional Canoinhas, Ivo Dolinski; gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, Ricardo Souza de Oliveira; gerente de Turismo, Cultura e Esporte, Antonio Gilberto de Carvalho; gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, Wilson Kiem; gerente de Planejamento e Avaliação, Suelen Adur Woigenaik; e comunidade em geral.