Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Curso de introdução ao SUS inicia atividades do Programa de Aprimoramento Profissional da FMB

Sábado, 03 de março de 2012

 
 
A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) iniciou nessa quinta-feira, 1º de março, as atividades de seu Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), voltado à especialização de profissionais da saúde (enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros). Com o Curso de Introdução ao SUS (Sistema Único de Saúde), 55 aprimorandos passaram a conhecer a estrutura de ensino o qual estarão vinculados pelos próximos meses.

Recepcionados na Central de Salas de Aula da FMB, no campus da Unesp, em Rubião Júnior, os novos aprimorandos receberam a saudação do vice-diretor da instituição, prof. José Carlos Peraçoli. “A importância dessa etapa está na formação e vivência que cada profissional terá na área da saúde. Essa experiência irá refletir diretamente na qualidade da assistência aos pacientes“, disse.

Na sequência, as características dos programas de aprimoramento, que também são consideradas como pós-graduação lato sensu, foram apresentadas por Maria Odete Simão, presidente da Comissão de Aprimoramento Profissional. “O curso é focado em atividades práticas, treinamento em serviço combinado a conteúdos teóricos específicos”, salientou.

Os ingressantes ao PAP ainda receberam exposições sobre biossegurança e também conheceram a estrutura da Associação dos Aprimorandos de Botucatu. O cronograma de atividades prossegue nessa sexta-feira, dia 2. No período da manhã, a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentação do projeto Hospitais Sentinela. Ambas as palestras serão proferidas pela professora Silvana Molina Lima. A apresentação da Biblioteca do Câmpus e orientação a consulta a periódicos também está programada.

O curso prossegue na próxima segunda-feira, dia 5, com palestra do professor e secretário municipal de saúde de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior, sobre a concepção básica do SUS. Logo após, a professora Marli Duarte mostrará o funcionamento do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HCFMB e o sistema de Referência e Contra-Referência no atendimento em saúde. Já na terça-feira, dia 6, a ética e bioética serão explanadas pelo professor emérito da FMB, Willian Saad Hossne. Encerrando a introdução ao SUS, as especificidades dos profissionais de saúde serão abordadas pela professora Sueli Terezinha.

Na próxima quarta-feira, dia 7, ocorre a apresentação ao local de estágio dos novos aprimorandos. Dependendo da área escolhida, a duração dos programas varia de doze a 24 meses. A procura pelo PAP na Faculdade de Medicina de Botucatu apresenta crescente a cada ano. Passou, de 299 inscritos, em 2008, para 444 candidatos no ano passado.

Sobre o Programa de Aprimoramento Profissional 

O Programa de Aprimoramento Profissional foi criado em 1981 e destina-se à formação pós-graduada de profissionais não médicos que atuam na área da Saúde nas diversas categorias (biologia, biomédica bioquímica, ciências sociais, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, medicina veterinária, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, química, serviço social, terapia ocupacional, educação física, farmácia bioquímica e zootecnia) mediante treinamento em serviço em instituições de saúde, universitárias ou não.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA