São Bento - Professores de arte estiveram reunidos na quinta-feira à noite (01), no auditório da secretaria de Educação, para mais uma capacitação. O encontro teve como tema a Musicalização, ensino obrigatório em todas as unidades escolares. Para auxiliar aos professores, os quais desenvolverão as atividades com os alunos, a secretaria realizará um evento por mês.
Antônio Fagundes, profissional da secretaria de Educação, com graduação em música e especialização em arte, foi o palestrante da noite. Antes do início das atividades, Fagundes desenvolveu um debate entre os professores. “Vamos conversar para tirarmos nossas dúvidas e também para que cada um possa falar o que está desenvolvendo nas salas de aula. Nosso objetivo com esse bate-papo é realizar uma troca de ideias, de informações”, disse.
Durante a palestra, Fagundes explicou sobre o Projeto Música x Musicalização x Musicalidade, onde falou de suas diferenças e aplicações nas aulas. “Precisamos ter em mente que a primeira coisa a perceber, a entender, é a letra, por isso da necessidade em escolhermos um repertório selecionado, educativo”, explicou.
Momento de descontração animou ainda mais o encontro. Falando sobre partituras, os professores puderam dançar ao som de canções educativas. “Ouçam e entendam as letras. Para uma ótima aplicação nas aulas sobre Musicalização, vocês precisam ter confiança, isso transmitirá aos alunos”, enalteceu.
Livros e jogos pedagógicos sobre Musicalização foram adquiridos pela secretaria de Educação. No encontro, os professores destacaram a importância em ter um material de qualidade para auxiliar nas aulas. “Os livros são ótimos e os jogos despertam a atenção do aluno”, contaram os educadores.
Para a secretária de Educação, Salete Spitzner, a inclusão do ensino da música na grade curricular das escolas é importante, pois desenvolve no aluno a expressividade e a integração. “Sabemos que, executando um bom trabalho em sala de aula, a Musicalização desperta a criatividade, tornando nossas crianças mais desenvolvidas para o mundo”, disse.