Edifício sustentável e moderno se impõe pela plasticidade e contribui para revitalização da rua São Paulo
Blumenau - Quem passa pela rua São Paulo, no bairro Victor Konder, em Blumenau, se depara com um novo prédio, de arquitetura moderna e que se impõe pela plasticidade. É a nova fachada do SENAI, inaugurada nesta quinta-feira, dia 1º de março. Além de causar boa impressão, por ser construído rente à rua, o novo proporciona a ampliação do atendimento. As 20 novas salas de aula que o prédio abriga, têm capacidade para atender simultaneamente 700 vagas por período. Além disso, concentrará atividades administrativas e uma sala multiuso - que pode ser utilizada como auditório para 200 pessoas.
O presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, salientou que a indústria tem que ser a matriz do desenvolvimento nacional. "A educação profissional é o caminho para elevar a competitividade da indústria", salientou Côrte. O industrial destacou ainda que a capacitação profissional tem ainda a prerrogativa de levar o jovem "ao caminho do bem, contribuindo para a sociedade". Segundo Côrte, "mais do formar ou qualificar profissional os jovens, a educação oferecida pelo SENAI e pelo SESI tem o objetivo de formar cidadãos, que trilhem o caminho do bem e contribuam para a sociedade".
Para o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Jorge Luiz Strehl, a moderna estrutura física dá a real dimensão da importância do SENAI para a comunidade. "É uma organização de extrema relevância para a sociedade, pois proporciona o desenvolvimento industrial, por meio da capacitação profissional e da prestação de serviços de consultoria, inovação e metrologia", afirmou, na solenidade de inauguração.
O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, informou que o novo bloco permitirá a readequação dos demais ambientes da unidade. "Hoje podemos pensar num plano diretor para esta escola, que deverá abrigar dois Institutos SENAI de Tecnologia, nas áreas ambiental e têxtil e vestuário".
Para o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt, "a indústria precisa de profissionais qualificados e a ampliação do SENAI vai proporcionar o fortalecimento da educação profissional para o setor".
"O novo prédio do SENAI contribui para a revitalização da rua São Paulo, associada a outras obras públicas e privadas, incluindo o novo corredor de ônibus", afirma o diretor do SENAI em Blumenau, Jacir Luiz Lenzi. Concebido pela equipe do núcleo de engenharia e arquitetura do Sistema FIESC, o projeto arquitetônico é composto por formas puras - cubos, círculos, litas retas -, além do uso destacado de vidros, que enfatizam os traços de modernidade geram sustentabilidade, com o aproveitamento da luz natural. A edificação também foi projetada para permitir o aproveitamento da água da chuva.
O reaproveitamento dos ambientes já existentes permitirá a implantação de novos laboratórios didáticos na área de construção civil e de metrologia na área ambiental.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada).
Em Blumenau, a organização registra em torno de 10 mil matrículas por ano, em cursos de aprendizagem industrial, técnicos, superiores de tecnologia, pós-graduação e de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além do ensino médio articulado com a educação profissional. Há uma expectativa de crescimento de 10% em 2012. A unidade também presta serviços de consultoria e de metrologia, por meio dos laboratórios de meio ambiente e de vestuário.