São Bento - A Prefeitura de São Bento do Sul, através da secretaria de Saúde lança o programa Mãe Segura baseado na atenção integral e humanizada à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal e da criança até os 07 anos. O objetivo é estabelecer um modelo de atenção ao pré-natal, ao parto, e ao nascimento de acordo com experiência de médicos, enfermeiros, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, familiares e instituições de saúde.
Trata-se de um programa que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza.
A assistência ao pré-natal, visa preservar a saúde física e mental das gestantes, identifica os fatores de risco, bem como as alterações próprias da gestação. A intenção da atenção integral ao pré-natal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, ao logo e ao final da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e infantil.
Direitos
Segundo o secretário de Saúde, Marcus Maluf, o programa Mãe Segura é uma estratégia da secretaria, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, na qual mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a:
- Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal com vinculo à Unidade Básica de Saúde mais próxima.
- Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto - “Gestante não peregrina” e “Vaga sempre para gestantes e bebês” na atenção hospitalar.
- Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
- Acompanhante no pré-natal e no parto, de livre escolha da gestante.
- Acesso ao planejamento reprodutivo.
Como funciona
A atenção integral ao pré-natal se dá por meio da oferta de consultas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que visem a promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar.
O acompanhamento das consultas de puericultura até os 24 meses de idade, e o acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento até os 07 anos de idade, são de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.
Os cuidados com a saúde infantil estão entre as ações essenciais da secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Os programas desenvolvidos buscam oferecer um atendimento médico e de enfermagem, mais humanizado e de melhor qualidade para as crianças e dentro deste contexto a Atenção Primária à Saúde tem um papel muito importante, oferecendo acompanhamento de qualidade e seguro para o desenvolvimento adequado da criança.
Lançamento
O lançamento do Programa Mãe Segura acontece no próximo dia 06 de março no auditório do Centro de Vigilância à Saúde – CVS a partir das 13h. O evento de lançamento é direcionado aos profissionais da saúde, médicos, odontólogos e enfermeiros. Nas próximas semanas o programa será implantado nas unidades.