Florianópolis - A aprovação em plenário do projeto de lei que viabiliza a federalização da SC-280, trecho entre Canoinhas e Porto União, é apontada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) como sinal de eficiência do parlamento estadual e sintonia dos deputados à reivindicação da população do Planalto Norte. A matéria tramitou em duas semanas, desde que foi lido no expediente o projeto de lei de iniciativa governamental. Com a desafetação e doação do trecho à União, Santa Catarina viabiliza o processo de recuperação da pavimentação, que está em péssimo estado.
O asfalto foi implantado em 1986 e sofreu sério desgaste com o tráfego pesado, especialmente em função do escoamento da produção agrícola da região. Nunca passou por um processo de recuperação que não fosse operação emergencial tapa-buracos. Tornou-se praticamente intransitável. Por isso, desde 2007, Aguiar defendia a federalização, já que o trajeto de 75,9 quilômetros é uma extensão do percurso da BR-280, que se estende em direção ao oeste desde São Francisco do Sul até Mafra. “É a melhor alternativa para garantir a recuperação da estrada. O governador Raimundo Colombo teve sensibilidade ao encaminhar o projeto de lei, pois a iniciativa só cabia ao governo. E a Assembleia deu uma demonstração de sensibilidade ao pleito do Planalto Norte, viabilizando uma tramitação rápida, aprovando a matéria em duas semanas”, diz o deputado Aguiar.
A sugestão de Aguiar vinha sendo discutida desde a legislatura passada. A desafetação e doação, termo técnico que representa a devolução do trecho, era apontado como solução para viabilizar o envolvimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na recuperação da rodovia. Aguiar passou a contar com o apoio do secretário estadual da Infraestrutura Valdir Cobalchini. “Houve uma convergência de esforços, no governo e no parlamento. Agora esperamos que as coisas também andem bem na esfera federal, para logo a população usufruir uma estrada segura, com condições de trafegabilidade para todos os usuários”, reforça o deputado.