São Bento - Seis coleções com, aproximadamente, 10 livros em cada, mais 47 livros referente à Educação Inclusiva. Essa foi a doação realizada pelo Lions Clube de São Bento do Sul, à secretaria de Educação. O material será utilizado nas unidades escolares, as quais possuem salas de Atendimento Educacional Especializado- AEE. Para entregar o kit, diretores e secretárias participaram de encontro na terça-feira (28), no auditório da Semed.
Segundo a secretária de Educação, Salete Spitzner, a doação é de suma importância para o município, pois a Educação Especial carece de profissionais e materiais. “Ao entrar em contato conosco, a presidente do Lions, Elizete Tondello, questionou quais as dificuldades encontradas para a realização de projetos e no que eles poderiam auxiliar. Informamos sobre o Atendimento Educacional Especializado e sobre a necessidade de termos materiais didáticos nas unidades”, disse.
Salete destacou ainda que os livros servem para esclarecer dúvidas e sensibilizar alunos e professores sobre o tema Educação Inclusiva. “Toda ajuda para a educação é bem-vinda. Ainda mais quando o assunto é a Educação Especial. Só temos que agradecer”, finalizou.
“Como educadora tenho um carinho especial pelo ensino. E com a colaboração da comunidade, que sempre prestigia os nossos cafés e feijoadas, conseguimos tornar o dinheiro arrecadado em solidariedade”, contou a presidente do Lions, completando: “Aproveito para pedir que a população continue nos ajudando, prestigiando mais um café do Lions, que será realizado no dia 22 de março, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento”.
Suporte
Durante o ano, o Lions Clube dará suporte pedagógico com materiais literários para as salas de Atendimento Educacional Especializado. “Nosso trabalho é contínuo”, disse a presidente.
AEE
Para apoiar o desenvolvimento e avanço de práticas de ensino inclusivas nas unidades escolares, a Secretaria de Educação desenvolve, em 14 salas de escolas municipais, o programa de Atendimento Educacional Especializado –AEE.
O programa é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especiais. A prática pedagógica do AEE parte dos contextos de aprendizagens definidos pelo professor da sala comum, tendo como apoio o professor do AEE que desenvolve as atividades complementares com os alunos.