O planalto norte catarinense deu a largada para a Campanha Salarial 2012/2013 com a realização da Assembleia Geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região no sábado – 25 de fevereiro – na cidade de São Bento do Sul. Uma boa presença de trabalhadores e trabalhadoras discutiu e debateu os cenários existentes junto com a diretoria do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região e aprovaram por aclamação a pauta de reivindicações que prevê um aumento salarial de 10% sobre os salários. A data-base da categoria é em primeiro de abril.
Além da cláusula de aumento salarial, a Assembleia Geral também aprovou para a negociação a ser travada com o patronal da região a elevação do Piso Único da categoria para R$ 950,00. Outros pedidos incluídos na pauta são a concessão de auxílio creche no valor de 50% da mensalidade da creche particular, a licença maternidade de seis meses, e o pagamento de 100% dos medicamentos em caso de acidentes de trabalho que afastem o trabalhador e lhe causem também prejuízos financeiros.
Para o presidente João Bruggmann, a decisão soberana da Assembleia Geral foi bem construída. “Penso que o índice de aumento salarial é condizente com os lucros que os empresários do setor ganharam durante 12 meses. As reivindicações sociais também são fundamentais para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores, que merecem isso por toda a dedicação que tem no trabalho e na conquista dos lucros para as empresas”, destacou o presidente.
Agora a pauta de reivindicações será protocolada junto ao sindicato patronal em São Bento do Sul, e as reuniões de negociação salarial devem começar nos próximos dias. “Nossa expectativa é de que possamos fechar essa negociação rapidamente, porque de nossa parte não faltará diálogo. E sempre lembrando aos trabalhadores: não existe ganho de aumentos salariais sem luta, união e muita negociação com os patrões. Nenhum patrão dá aumento de graça não”, finaliza Bruggmann.