Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Acabaram o carnaval, as férias, as grandes liquidações, o horário de verão e muitas poupanças. Entramos no mês de março e começa o ano de 2012, literalmente ressaqueados. Daqui uns dias, Páscoa, depois as férias do meio do ano e as eleições. Como dizem os apologistas da política, a “festa da democracia”. Iremos escolher aqueles que trabalham mais perto de nós. Que podemos vigiar com nossos próprios olhos. De quem podemos cobrar as promessas diretamente, pois prefeito e vereadores são do nosso meio. Os vereadores, em número de dez, provavelmente serão candidatos novamente com raras exceções, se houver. Portanto, como se diz na gíria, são figurinhas carimbadas, nossos velhos conhecidos e podemos avaliar se vale a pena dar-lhes novo mandato ou mandá-los “cachimbar formigas”. Centenas de novos candidatos irão aparecer prometendo o que jamais irão cumprir, pois sequer conhecem o verdadeiro papel do vereador, que é o de legislar e não executar obras. Cuidado! Preste atenção. Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça. Também estarão de volta aqueles que já tiraram umas férias, já sofreram alguma rejeição do eleitor, mas que trocaram de pele e ressurgem como novos profetas, novas fantasias, mas sem espantar os velhos hábitos. Analise! Melhor é não repetir o erro. Lembre-se que se você foi enganado uma vez, a esperteza terá sido do malandro. Na segunda será burrice sua. Prefeito? Isto é papo para outro dia.
**********************************************
Viagem aos Estados Unidos
Secretário do Democatras de São Bento do Sul, Aristeu Kazubowski, distribuindo nota sobre convite para viagem do vereador Antonio Tomazini para participar de encontro de pré-candidatos do DEM nos Estados Unidos, em março. Acho que a viagem é uma boa e sempre se aprende algo de útil. O que não acredito – e aposto minha cueca – é que Tomazini será candidato a prefeito em São Bento do Sul para bater de frente com o PP. Primeira pergunta: se for candidato, quem bancará a campanha?
**********************************************
Os riscos da Ficha Limpa
Do promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, criador e coordenador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, sobre a decisão do STF no processo da Ficha Limpa: “Conforme observa o juiz Márlon Reis, ‘ontem, após o voto da ministra Rosa Weber, o ministro Toffoli defendeu a tese segundo a qual, sendo superada a presunção de inocência, o STF deveria “modular” a Lei da Ficha Limpa para exigir sempre a confirmação da condenação por outra instância’. O pior é que ele disse, e não foi contrariado, que o relator (ministro Fux) estaria disposto a seguir esse entendimento. Na verdade, essa tese, se acolhida, transformará os vencidos em vencedores. Exigir confirmação por outra instância equivale quase sempre, em relação aos detentores de mandatos, a exigir-se o trânsito em julgado. Assim ocorrendo, corremos o risco de ‘ganhar’ (declarada a constitucionalidade da lei) e não levar (sem efeito prático em relação aos condenados por órgãos colegiados). Fiquemos atentos, pois!”.
**********************************************
Apagão
Novamente a SC-301 – Estrada Dona Francisca, no trecho da serra, está com vários pontos de apagão. Acontece que não existe empresa responsável pela manutenção e o Estado vai ter que licitar. Até lá muita cautela, pois isso se resolve rapidamenteeeeeeeeeeeeeeeee!!!
**********************************************
Pérolas
- “Era tão azarado que, se quisesse achar uma agulha no palheiro, era só sentar-se nele” (Max Nunes)
- “Comi o pão que o ‘diabo’ amassou, mas hoje saboreio a sobremesa que Deus me serve”. (Zuleika)
**********************************************
Quem sabe faz...
Há um ditado que diz “Quem sabe faz, não manda fazer”. É muito comum vermos pessoas se vangloriando de ações que na verdade não são glórias suas. Às vezes quando o assunto é fazer, colocar as mãos na massa, são as primeiras a desaparecer. Para fazer é preciso ter energia, ter garra, falar menos e agir mais. Só assim é que as coisas acontecem. As pessoas que falam demais, porém só se beneficiam do que os outros produziram, são como castelos de areia, ou, ainda, como alegorias de carnaval, exuberantes no sambódromo, brilhantes na apresentação ao público, mas sempre com a preocupação da primeira chuva que vier. Indira Priyadarshini Gandhi, primeira-ministra da Índia e grande estadista, dizia: “Há dois tipos de pessoas: aquelas que fazem o trabalho e aquelas que ficam com o crédito. Vamos tentar sempre estar no primeiro grupo: há menos competição lá”.
**********************************************
A sigla diz tudo
PP = procurando parceiro – projeto político – pescaria do PIB – preparando pescaria – poder por poderosos – poder pelo poder e mais o que você “possa pensar”. Deu PP também. Sobre pescaria, aproxima-se data em que os Pensantes e Pagantes do PP embarcam para mais uma. Com certeza darão linha e iscas para o doutor Tomazini (DEM) e ele deverá voltar ungido como candidato a vice de Magno Bollman, que deverá concorrer à reeleição. Todo cuidado é pouco, doutor. Se o senhor se rebelar poderá ser jogado às piranhas. Às vezes é melhor esperar um pouco, o senhor conhece bem a receita, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Quatro anos passam rapidamente e daí será sua vez, com certeza.
**********************************************
Então tá!
“A administração municipal está comemorando o ritmo no andamento de diversas obras pelo município. Com o clima favorável dos últimos dias, sem o excesso de chuvas que vinha causando transtornos na cidade, a administração vem atuando em mais de cinquenta obras por todo o município”, diz trecho de release distribuído pela Assessoria de Imprensa da prefeitura. Que o tempo ajudou é verdade, mas e os dias parados com o carnaval? Por que não aproveitaram o tempo bom e avançaram?
**********************************************
SCGás recorre à Agesc
A SCGás entrou com recurso administrativo contra a decisão da Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (Agesc) para que seja reexaminada a portaria que não homologou as tarifas da SCGás. A SCGás insiste na necessidade de adequação tarifária em virtude do elevado aumento do preço do gás registrado nos últimos doze meses.
**********************************************
Fazendo as contas
Do quadro de dez vereadores de São Bento do Sul, já é tido como certo que Tadeu Nascimento (PT), Sérgio Pacheco (PP) e Antonio Tomazini (DEM) não deverão concorrer à reeleição. Também que se o PMDB for de chapa pura, Adriana Ruzanowsky poderá concorrer a vice. Com a possível não reeleição de apenas um dos restantes, sobrarão apenas 50% – cinco vagas para os outros mais de cem candidatos. Vai ser uma briga de foice no escuro.
***********************************************
Soube ontem...
...de fonte fidedigna que uma das principais eminências do PP declarou que Tomazini vai se dar mal. “Ele pode até ir pescar junto, mas sequer será convidado para ser vice do Magno. Se resolver enfrentar a briga com candidatura própria, poderá ter que procurar atendimento fora do Cemox”. Os rumos estão migrando para o convite para vice a outro médico, Tirso. Tomazini poderá acabar sendo jogado para as piranhas. Consta também que um dos vetos mais fortes contra Tomazini seria do deputado Silvio Dreveck (PP).
***********************************************
Incoerência...
...ou incompetência do governo catarinense. Enquanto ontem as manchetes dos principais veículos de comunicação e saites oficiais tornavam pública a oficialização da nova fábrica da General Motors (GM) em Joinville, outras matérias mostravam que a catarinense TAC Motors, fabricante do jipe Stark – e que possui como acionista o Estado de Santa Catarina, através de SC Parcerias (13,51% do capital) – está de malas prontas para deixar Joinville e se instalar no Ceará. Onde estão nossos políticos?
**********************************************
Cinzas que “salvam”
A considerar o número de católicos quem procuraram as Igrejas na quarta-feira de cinzas, o pessoal está mesmo carente de fé e acredita que as cinzas poderão salvar. São apenas um símbolo para reflexão e mudança de comportamento. A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos prepararmos para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudarmos algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudarmos de vida. A Igreja nos convida a vivermos a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a vivermos uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado nos afastamos mais de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
**********************************************
40 dias
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falado dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. A prática da Quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.