Agora elas são realizadas todas as quartas-feiras, em quatro bairros
Rio Negrinho – A Feira Livre da Agricultura Familiar passou a ser realizada em quatro bairros em Rio Negrinho – todas as quartas-feiras. A mudança ocorreu nesta semana. Os feirantes oferecem produtos fresquinhos no Cruzeiro, na Cohab, na Quitandinha e na Vila Nova. O horário de atendimento continua o mesmo, ou seja, das 15:00 às 18:30. Segundo a chefe de Extensão Rural da Secretaria de Agricultura, Núbia Lafaiette, a mudança aconteceu porque a comunidade pediu a ampliação da feira para todas as semanas. “As pessoas comentavam que demorava muito para a feira voltar ao bairro”, explicou.
Ela também comenta que serão dois feirantes em cada bairro, com produtos diversificados de todos os agricultores do projeto. “Eles vão dividir seus produtos em todos os locais”. Na feira, que também é realizada todos os sábados no Espaço Gastronômico, das 7:00 às 12:00, é possível adquirir frutas e verduras frescas. Além dos produtos orgânicos, também há uma grande variedade de pães, doces, licores, geleias e congelados. Núbia também adianta que a expectativa dos feirantes é muito boa. “Eles querem ampliar e aumentar a clientela”, afirma.
Prefeito Osni fala dos objetivos: Tratar o produtor com respeito e criar oportunidades para que ele possa sustentar sua família e cuidar de sua propriedade
LOCAIS
No bairro Cruzeiro, a feira ocorre no pátio do ginásio de esportes Ratinho. Na Cohab, na praça Coronel Cezar. No bairro Quitandinha, a feira acontece no pátio da Igreja São João Batista. E no bairro Vila Nova, no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida. O projeto dá a oportunidade aos agricultores rio-negrinhenses de comercializarem seus produtos e age como forma de aumentar a renda familiar.
No final de 2010, os feirantes foram beneficiados com barracas novas, balanças, freezer, cadeiras, mesas, lixeiras, lavadoras de alta pressão, jalecos e também um curso de capacitação de quarenta horas. A feira itinerante nos bairros começou nos primeiros meses de 2011. “Tratar o produtor com respeito e criar oportunidades para que ele possa sustentar sua família e cuidar de sua propriedade. Esses são objetivos e compromissos com os agricultores”, enfatizou o prefeito Osni Schroeder.