Pais devem acompanhar o que os filhos consomem no intervalo das aulas
Incluir uma fruta no cardápio das crianças é uma das dicas (Fotos Divulgação)
No período de férias, os pais conseguem prestar mais atenção nos alimentos que os filhos ingerem. Na volta às aulas, no entanto, o empenho em estimular uma alimentação nutritiva e saudável não deve ser esquecido. Preparar um lanche para a criança ou o adolescente comer no intervalo das aulas pode ser a maneira mais eficaz de mantê-los longe de guloseimas e fast foods. Como essa opção nem sempre é possível, os pais devem buscar outras formas de acompanhar a dieta dos filhos – o que também deve ser uma preocupação dos educadores. Confira algumas dicas para incentivar hábitos saudáveis de alimentação no ambiente escolar:
- Prepare um lanche equilibrado para a criança comer no colégio, mas tente variá-lo durante a semana;
- Inclua uma fruta na mochila de seu filho como opção de alimento para a hora da fome;
- Procure conhecer a cantina da escola e orientar seu filho sobre os alimentos mais adequados para consumir;
- Tente acostumá-lo a evitar comprar salgados fritos, balas, doces, refrigerantes e sucos industrializados na lanchonete da escola.
Volta às aulas exige atenção em relação à alimentação dos filhos
AÇÃO NAS ESCOLAS
De 5 a 9 de março, o Ministério da Saúde irá realizar a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, com o tema Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. A previsão é que a iniciativa envolva onze milhões de alunos com idades entre 5 a 19 anos, de escolas públicas em mais de 2,2 mil municípios.