Solicitada manutenção de recurso ao hospital
Durante a sessão desta segunda-feira, 27, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o vereador Antonio Joaquim Tomazini Filho (DEM) solicitou o envio de uma moção de apelo ao governador Raimundo Colombo, com cópias ao Presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, ao Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira e ao Deputado Estadual,Silvio Dreveck, apelando pela manutenção de recurso ao Hospital e Maternidade Sagrada Família.
Tomazini destacou que existe um termo de pactuação da rede de atenção às urgências e emergências, definindo o hospital local como de referência em atenção cardiovascular, traumas e AVCs, agilizando com isso o processo de atendimento, fazendo com que o paciente receba um rápido tratamento, e encaminhamento para referência, diminuindo com isso a burocracia de buscas por vagas.
Com a implantação do sistema, o Hospital e Maternidade Sagrada Família, em parceria com a Secretaria de Saúde organizou o serviço de cirurgia na forma de plantão presencial ininterrupto, e o serviço de ortopedia e anestesia com plantão presencial durante 12 horas diurnas e sobreaviso durante a noite, fins de semana e feriados, agilizando com isso os atendimentos.
Já o vereador Josias Terres (DEM) solicitou o envio de uma moção ao Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, com cópia ao Secretário Municipal de Agricultura,Edimar Geraldo Salomon, manifestando agradecimentos pela liberação de recursos.
Terres solicitou ainda o envio de moção ao governador Raimundo Colombo, com cópias ao Presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, e ao Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, solicitando agilidade na distribuição de carteirinhas bem como de informações acerca do novo Plano SC Saúde. O vereador destacou que vários servidores estaduais ainda não receberam as novas carteirinhas de saúde. Os vereadores destacaram a dificuldade dos servidores públicos estaduais em receber atendimento pelo novo plano de saúde estadual.