Florianópolis – Na segunda-feira (27), durante o I Seminário em Segurança Pública- Gestão e Capacitação em Videomonitoramento, foi anunciada a implantação de câmeras de vigilância eletrônica em 54 municípios catarinenses. Um dos principais beneficiados com a instalação das novas câmeras de monitoramento, além do povo catarinense, é a Polícia Civil de Santa Catarina – que ganha mais uma ferramenta de auxilio durante aas investigações.
Até o fim de 2012, a Secretaria de Segurança Pública pretende implantar câmeras de vigilância eletrônica em 54 municípios catarinenses. Desde o fim da década de 1990, a tecnologia tem se tornado forte aliada tanto das forças policiais (pois diminui o tempo de resposta da polícia no caso do crime consumado), como da população (em virtude da queda significativa da criminalidade nos locais monitorados).
Já nessa semana, as câmeras que já estão instaladas nas cidades do Estado, poderão ser usadas como ferramentas para a investigação de crimes, por parte da Polícia Civil, através de uma senha.
Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, pela rapidez do acesso as câmeras de monitoramento, a nova ferramenta auxiliará e facilitará muito as investigações policiais.