Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Atendimento de urgência no Posto de Saúde central vai até às 22:00


Equipe de profissionais atua desde 23 de janeiro com o novo horário

  

Clique para ampliar
Um dos objetivos é desafogar o hospital Sagrada Família à noite (Foto Luciane Nagorski Augustin/PMSBS)
 

São Bento – Desde o dia 23 de janeiro uma equipe de profissionais da saúde faz plantão para atendimento de urgência no Posto de Saúde do Centro. Um médico clínico geral, um pediatra, uma enfermeira e técnicos de enfermagem, conforme a Assessoria de Imprensa do governo municipal, “estão preparados para receber pacientes que necessitam de atendimento no horário estendido das 17:00 às 22:00”. Procedimentos clínicos como administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, atendimento de urgência em atenção básica, inalação, nebulização e retirada de pontos de cirurgias básicas somam mais de trezentos em apenas um mês. “O atendimento de plantão de segunda à sexta-feira na Unidade do Centro também tem o objetivo de dar maior suporte ao hospital, pra evitar que haja aglomeração de pessoas”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcus Maluf. Além dos procedimentos clínicos, o atendimento no Posto Central também foi estendido na sala de vacinas. “Assim os pais podem levar seus filhos para tomar as vacinas depois do horário de trabalho”, acrescenta Maluf.

  

Clique para ampliar
Maluf, secretário municipal de Saúde: “Até maio as vinte unidades farão atendimento de enfermagem e sala de vacinas em horário estendido” (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

PROCEDIMENTOS

No horário de plantão do Pronto Atendimento Médico – Pam Central, o paciente ainda pode realizar curativos e demais procedimentos básicos. A unidade está localizada na rua Marechal Deodoro. Quem necessitar de atendimento deve apresentar documento de identificação e para a aplicação de vacinas é importante levar a Carteirinha de Vacinação. Se houver necessidade, o médico fará a prescrição de medicamentos e, quando necessário, são administradas soluções injetáveis. O usuário permanecerá repousando em observação até liberação pelo médico. São entregues dosagens de medicamentos suficientes para que o usuário passe a noite medicado.

Nos casos em que o usuário é medicado, no entanto, e não há melhora do quadro clínico, o mesmo é encaminhado ao plantão do hospital, já com encaminhamento por escrito pelo plantonista da Unidade Central – nesses casos, o hospital dá continuidade ao atendimento estabelecido previamente pelo plantão. Na maioria dos casos, os usuários têm o hábito de procurar o hospital tanto para situações de urgência como emergências, ocasionando filas de espera e morosidade nos atendimentos, pois são priorizadas as emergências (situações que caracterizam risco iminente de morte). A proposta do plantão noturno da Unidade de Saúde Central é desafogar o hospital nos horários de pico noturno, proporcionando atendimento imediato e resolutivo para quem necessitar.

São caracterizados de urgência e atendidos pelo plantão casos com febre, diarreia, vômitos, crise hipertensiva e alterações glicêmicas (diabetes descompensada). Para o atendimento, o paciente passa por triagem podendo apresentar outros sintomas que identifiquem a necessidade de atendimento ambulatorial no mesmo dia. “Todos que procurarem a unidade terão atendimento”, detalha Maluf. “Nos casos que necessitem de encaminhamentos ou exames mais específicos, os pacientes são orientados sobre o procedimento a ser seguido na Unidade de Saúde do seu bairro”, acrescenta o secretário.

 

NECESSIDADE

Nos casos que são avaliados no plantão noturno e que podem ser resolvidos no decorrer da semana nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) ou Unidades Básicas de Saúde (USB), os usuários são orientados a procurar esses serviços. Atestados médicos, encaminhamentos para exames e especialistas, e prescrição de receitas controladas são procedimentos proibidos no plantão. Caso houver necessidade, orienta-se o usuário a procurar a UBS ou ESF do bairro no período diurno para agendamento.

O governo iniciou em janeiro o projeto de ampliação do horário de atendimento dos Postos de Saúde de São Bento do Sul. Nas Unidades do bairro Serra Alta, Centenário e Cruzeiro o atendimento da equipe de enfermagem já acontece até às 19:00. O secretário revela que até maio a previsão é que todas as Unidades de Saúde do município prestem atendimento das 7:00 às 19:00. “Desde janeiro estamos ampliando gradativamente o horário de atendimento – e até maio as vinte unidades farão atendimento de enfermagem e sala de vacinas em horário estendido”, reforça Marcus Maluf.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA