Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul oferece diversos pontos de acesso gratuito à internet

Quinta, 23 de fevereiro de 2012

São Bento -Atualmente são dez pontos de internet gratuita distribuídas nos bairros do município. Como forma de incentivo à inclusão digital a Prefeitura ainda oferece três centros equipados com máquinas de qualidade proporcionando a população o acesso à internet e a possibilidade de realizar trabalhos de digitação e pesquisa.

 

Todos os terminais urbanos de passageiros, Centro, Centenário, Oxford e Serra Alta, já estão equipados. As praças, Getúlio Vargas (Centro), Centenário (Centro), Pedro Henrique Loyola (Serra Alta), Leopoldo Rudnick (Oxford), Marechal Rondon (Centenário), Calçadão e o terminal rodoviário também fazem a distribuição do sinal gratuito.

 

O acesso está disponível 24 horas por dia tendo monitoramento de navegação. “Alguns sites e programas com conteúdo impróprio são bloqueados. Além disso os acessos são monitorados sendo controlados através da identificação do IP da máquina e assim, caso haja algum delito virtual é possível identificar o autor”, detalha Wiliam Bayerl, responsável técnico da WBT Tecnologia, empresa vencedora de licitação para distribuição do sinal de internet via rádio.

 

Segundo o secretário de Administração Marco Rodrigo Redlich garantir o acesso gratuito contribui para a inclusão digital da população. “O acesso é feito por diferentes usuários, tem os viajantes, estudantes, aqueles que utilizam a rede nos horários de almoço e descanso, enfim são internautas dos mais diversos estilos”, comenta Marco ressaltando a importância do sinal livre para quem está em trânsito e precisa acessar o email ou ainda fazer uma breve pesquisa. “A utilidade da internet é imensa e cada um tem sua particularidade”, acrescenta.

 

Nos dados levantados pela WBT mensalmente cerca de 450 acessos são registrados. O ponto mais procurado pelos usuários é a praça Getúlio Vargas com média de 150 acessos mensais. Em Serra Alta são aproximadamente 60 conexões no mês, pouca diferença com o ponto instalado no bairro Centenário registrando 50 usuários. Conforme dados o quarto ponto mais utilizado pelos internautas é o Terminal Rodoviário com média de 40 acessos mensais.

 

Oportunidade

 

A acadêmica de Administração Bianca Inês de Oliveira revelou utilizar o celular para acessar seu email através do sinal gratuito disponibilizado na Praça Getúlio Vargas. Já Ederlei Robson Sau, funcionário de uma empresa de locação de som e luz, aproveita os horários de folga para conectar-se e acessar as redes sociais. Morador do bairro Lençol, Ederlei conta que é usuário antigo do sistema disponibilizado. “Utilizo quase que diariamente”, disse o jovem que já acessou outros pontos de internet gratuita em São Bento do Sul.

 

Acesso gratuito também nas escolas

 

Cerca de vinte Unidades de Ensino receberam o sinal de internet gratuita através de termo de uso entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae e a empresa WBT. O convênio possibilita que creches e escolas tenham sinal via rádio de internet tendo apenas o custo com a instalação sem valor fixado para manutenção e ou mensalidade.

 

Dentre as Unidades beneficiadas pode-se citar algumas mais isoladas como o CEIM Pastor Adolf Prinz no bairro Dona Francisca, EBM Prof.ª Aracy Hansen na Bela Aliança, EBM Prefeito Alfredo Diener na Serra Alta (Banhados II) e EBM Pref. Antonio Treml no bairro Alpino. O sinal distribuído atende a sala dos professores e direção das escolas e creches. Em breve ainda serão disponibilizados acesso nos Centros de Apoio e Formação Infanto Juvenil – Cafi, de Serra Alta e Centenário.

 

Para quem não tem computador

 

Nos Centros de Inclusão Digital da Prefeitura os interessados podem se inscrever em cursos de informática gratuitos. Nos horários em que as salas não são utilizadas pelos alunos é permitida a utilização com acesso à internet. “Muitas pessoas procuram os Centros para realizar trabalhos de aula, pesquisa, além do uso das redes sociais”, explica Tiago Martinhuk coordenador dos Centros de Inclusão.

 

Endereço e horário

 

Centro de Inclusão Digital do Centro

Endereço: Hall da Prefeitura

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 16h

 

Centro de Inclusão Digital de Oxford

Endereço: Trevo do Mato Preto anexo ao Museu Natural

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 16h

 

Telecentro Comunitário de Serra Alta

Endereço: Rua João Muhlbauer – 54, anexo ao Emeja

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 17h

 

Observação: O acesso aos centros é gratuito sendo necessário somente respeitar os horários de aula.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA