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Cataratas entre as novas sete maravilhas do mundo

Quarta, 22 de fevereiro de 2012

As  Cataratas  do  Iguaçu  entraram oficialmente nesta quarta-feira (22) na
lista  das  Novas  Sete  Maravilhas da Natureza. A confirmação foi feita há
pouco  pelo  presidente  e  fundador  da  organização  suíça New 7 Wonders,
Bernard Weber, ao Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas
do Iguaçu. A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Em  respeito  à tragédia que aconteceu nesta quarta-feira na Argentina – um
acidente  de  trem  matou  49  pessoas  e  deixou  mais  de 600 feridas – a
solenidade  ganhou  um caráter apenas simbólico, sem comemoração. No começo
da   noite   desta   quarta-feira,   o   site   oficial   da   fundação   –
http://nature.new7wonders.com/   –   atualizou  o  status  do  atrativo  de
provisório para confirmado.
Participaram  da cerimônia o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional,
Jorge  Samek
,  o  subsecretário  de  Planejamento  Estratégico de Misiones,
Sérgio Dobrusín, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez,
e  Gilmar  Piolla,  superintendente  de  Comunicação  Social  de  Itaipu  e
coordenador brasileiro do Comitê de Apoio às Cataratas do Iguaçu
.
Segundo Bernard Weber, “as Cataratas do Iguaçu mereceram ganhar este título
não só pela mobilização em prol de sua candidatura, mas pelo o que o Parque
Nacional  do  Iguaçu  representa  para  o  mundo  em  termos  de  beleza  e
sustentabilidade”.
Para  Sérgio Dobrusín, “é preciso aproveitar este legado para incrementar o
turismo  na  região  de fronteira”. E isso já vem sendo feito. Desde que as
Cataratas  do  Iguaçu  foram  apontadas  entre  as Novas Sete Maravilhas da
Natureza,  o  movimento  de  turistas  não  pára de crescer. “Estamos tendo
recorde  de  visitantes nas Cataratas, aeroporto e hotelaria. O crescimento
da demanda é um desafio que as autoridades vão ter que enfrentar daqui para
frente”, avaliou Jorge Samek.
Para  Gilmar  Piolla,  “essa  é  uma  conquista  e  uma oportunidade”. “Uma
conquista  que  ficará  sempre  na  memória  de  todos  os brasileiros, dos
argentinos  e  de  todos  os  povos  que  torceram  por esse resultado. E a
oportunidade  de fazermos a transformação que Foz precisa para se converter
em  um  dos  melhores  lugares  não  só  para  os  turistas, mas para a sua
população”, disse o superintendente.
O  secretário  de  Turismo  de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, avalia que o
resultado  confirma  como  brasileiros  e  argentinos estão preparados para
enfrentar  desafios  juntos e transformá-los em ações positivas e concretas
no  setor  turístico.  Segundo  Gonzalez,  isso  só  foi  possível porque a
iniciativa  teve  o apoio da Prefeitura de Foz, da Itaipu e do empresariado
local.
Festa popular
Para  comemorar  o  título,  a  Prefeitura  de  Foz do Iguaçu, o Governo de
Misiones,  a  Itaipu  Binacional,  o Iguassu Convention & Visitors Bureau e
outros integrantes do Comitê de Apoio estão preparando uma festa pública de
consagração.

O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu.
Durante  a cerimônia em Buenos Aires, Bernard Weber anunciou que será feita
a entrega de duas placas de bronze que simbolizam as Cataratas como uma das
Novas  Sete Maravilhas da Natureza. A solenidade será no dia 25 de maio, em
Foz, e no dia 26 de maio, em Puerto Iguazú.
Este  é  o  terceiro  atrativo  confirmado oficialmente pela fundação New 7
Wonders, a mesma promotora do concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das
novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O primeiro a receber a chancela foi
a  Ilha  de Jeju, na Coreia do Sul, em 26 de dezembro. O Rio Subterrâneo de
Puerto  Princesa, nas Filipinas, foi incluído na lista oficial no dia 28 de
janeiro.
Ainda  aguardam a confirmação a Amazônia e os outros três atrativos: a Baía
de  Halong,  no  Vietnã; o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a Table
Mountain, na África do Sul.
Histórico
A  eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, com a
participação  de  440  atrações  de 200 países e territórios. O Comitê Vote
Cataratas  foi formado para alavancar votos para o atrativo composto por um
conjunto  de  275  quedas d´água no Rio Iguaçu. Brasileiros e argentinos se
uniram  para  eleger o atrativo que fica na fronteira entre Foz do Iguaçu e
Puerto Iguazú. A mobilização deu certo.
Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas,
em  2009  as  Cataratas  do  Iguaçu  conquistaram  uma  vaga  entre  as  28
finalistas. Em 2011, veio a consagração. No dia 11 de novembro, o resultado
preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.
O  processo  de  validação  começou em seguida e envolveu a confirmação dos
votos  nacionais  e  globais, via SMS. Os números foram verificados por uma
empresa de auditoria independente (da New 7 Wonders). “Ao ser confirmado, o
atrativo  se  torna  parte  da  memória  global da humanidade para sempre”,
analisou Weber.
Turismo de excelência
A eleição coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência do
mundo.  A  agência  de  viagens  mais  antiga do planeta, a britânica Cox &
Kings,  criada  em  1758,  é uma das empresas que incluiu, recentemente, um
novo  pacote  para  o  Destino  Iguaçu. Os números de visitação comprovam a
procura  pelo  roteiro.  Nos  quatro  dias do feriado de Carnaval, o Parque
Nacional  do  Iguaçu  recebeu  31.949  turistas – 1.080 a mais que no mesmo
período do ano passado.
Em  2011,  as  Cataratas  do Iguaçu, que vem batendo sucessivos recordes de
visitação,  recebeu  mais  de  2,5  milhões  de  turistas nos dois lados da
fronteira.  A  expectativa é que, com o título, a atração receba ainda mais
visitantes.
Ações de mídia
Nos  últimos  30  dias  da  campanha,  as  ações  promocionais  incluíram a
travessia  do  alpinista  Waldemar  Niclevicz  sobre as Cataratas do Iguaçu
usando  uma  tirolesa  e  um  sobrevoo do dirigível da fundação suíça New 7
Wonders  nas  Cataratas  do  Iguaçu.  As  imagens foram divulgadas no mundo
inteiro.  O  sobrevoo  do  dirigível marcou o “start” de uma série de ações
relevantes.  No  Rio de Janeiro, artistas e intelectuais participaram de um
ato  público  e declararam apoio ao Vote Cataratas, gravando depoimentos em
favor da candidatura.
Ainda  no  Rio  de  Janeiro,  houve  manifestações  pelo voto nas Cataratas
durante  o  Congresso  da  Associação  Brasileira  de Agentes de Viagens, a
exemplo   do  que  também  aconteceu  em  Buenos  Aires,  durante  a  Feira
Internacional de Turismo.
Em  São  Paulo,  o  corpo-a-corpo  incluiu  uma  coletiva  de  imprensa com
representantes da imprensa daquele estado, com boa receptividade, traduzida
em  espaço  nobre  nos  noticiários  nos jornais e nas emissoras de rádio e
televisão.
Em Brasília, a imagem das Cataratas do Iguaçu, projetada no Museu Nacional,
mais  uma  vez  foi  veiculada  nas  emissoras  de  televisão, reforçando a
importância  do voto dos brasileiros para que nossa atração figurasse entre
as sete maravilhas naturais do planeta.
Na  reta  final  da  campanha,  o  craque  argentino  Lionel Messi divulgou
mensagem  pedindo aos seus fãs que votassem nas Cataratas, enquanto o nosso
Kaká fazia o mesmo pedido aos seus sete milhões de seguidores no Twitter.
As  novas mídias contribuíram para a campanha. No Facebook e no Twitter, um
número incalculável de usuários replicou as mensagens pedindo votos.


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