As Cataratas do Iguaçu entraram oficialmente nesta quarta-feira (22) na
lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A confirmação foi feita há
pouco pelo presidente e fundador da organização suíça New 7 Wonders,
Bernard Weber, ao Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas
do Iguaçu. A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Em respeito à tragédia que aconteceu nesta quarta-feira na Argentina – um
acidente de trem matou 49 pessoas e deixou mais de 600 feridas – a
solenidade ganhou um caráter apenas simbólico, sem comemoração. No começo
da noite desta quarta-feira, o site oficial da fundação –
http://nature.new7wonders.com/ – atualizou o status do atrativo de
provisório para confirmado.
Participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional,
Jorge Samek, o subsecretário de Planejamento Estratégico de Misiones,
Sérgio Dobrusín, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez,
e Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e
coordenador brasileiro do Comitê de Apoio às Cataratas do Iguaçu.
Segundo Bernard Weber, “as Cataratas do Iguaçu mereceram ganhar este título
não só pela mobilização em prol de sua candidatura, mas pelo o que o Parque
Nacional do Iguaçu representa para o mundo em termos de beleza e
sustentabilidade”.
Para Sérgio Dobrusín, “é preciso aproveitar este legado para incrementar o
turismo na região de fronteira”. E isso já vem sendo feito. Desde que as
Cataratas do Iguaçu foram apontadas entre as Novas Sete Maravilhas da
Natureza, o movimento de turistas não pára de crescer. “Estamos tendo
recorde de visitantes nas Cataratas, aeroporto e hotelaria. O crescimento
da demanda é um desafio que as autoridades vão ter que enfrentar daqui para
frente”, avaliou Jorge Samek.
Para Gilmar Piolla, “essa é uma conquista e uma oportunidade”. “Uma
conquista que ficará sempre na memória de todos os brasileiros, dos
argentinos e de todos os povos que torceram por esse resultado. E a
oportunidade de fazermos a transformação que Foz precisa para se converter
em um dos melhores lugares não só para os turistas, mas para a sua
população”, disse o superintendente.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, avalia que o
resultado confirma como brasileiros e argentinos estão preparados para
enfrentar desafios juntos e transformá-los em ações positivas e concretas
no setor turístico. Segundo Gonzalez, isso só foi possível porque a
iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Foz, da Itaipu e do empresariado
local.
Festa popular
Para comemorar o título, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo de
Misiones, a Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e
outros integrantes do Comitê de Apoio estão preparando uma festa pública de
consagração.
O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu.
Durante a cerimônia em Buenos Aires, Bernard Weber anunciou que será feita
a entrega de duas placas de bronze que simbolizam as Cataratas como uma das
Novas Sete Maravilhas da Natureza. A solenidade será no dia 25 de maio, em
Foz, e no dia 26 de maio, em Puerto Iguazú.
Este é o terceiro atrativo confirmado oficialmente pela fundação New 7
Wonders, a mesma promotora do concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das
novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O primeiro a receber a chancela foi
a Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, em 26 de dezembro. O Rio Subterrâneo de
Puerto Princesa, nas Filipinas, foi incluído na lista oficial no dia 28 de
janeiro.
Ainda aguardam a confirmação a Amazônia e os outros três atrativos: a Baía
de Halong, no Vietnã; o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a Table
Mountain, na África do Sul.
Histórico
A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, com a
participação de 440 atrações de 200 países e territórios. O Comitê Vote
Cataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo composto por um
conjunto de 275 quedas d´água no Rio Iguaçu. Brasileiros e argentinos se
uniram para eleger o atrativo que fica na fronteira entre Foz do Iguaçu e
Puerto Iguazú. A mobilização deu certo.
Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas,
em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28
finalistas. Em 2011, veio a consagração. No dia 11 de novembro, o resultado
preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.
O processo de validação começou em seguida e envolveu a confirmação dos
votos nacionais e globais, via SMS. Os números foram verificados por uma
empresa de auditoria independente (da New 7 Wonders). “Ao ser confirmado, o
atrativo se torna parte da memória global da humanidade para sempre”,
analisou Weber.
Turismo de excelência
A eleição coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência do
mundo. A agência de viagens mais antiga do planeta, a britânica Cox &
Kings, criada em 1758, é uma das empresas que incluiu, recentemente, um
novo pacote para o Destino Iguaçu. Os números de visitação comprovam a
procura pelo roteiro. Nos quatro dias do feriado de Carnaval, o Parque
Nacional do Iguaçu recebeu 31.949 turistas – 1.080 a mais que no mesmo
período do ano passado.
Em 2011, as Cataratas do Iguaçu, que vem batendo sucessivos recordes de
visitação, recebeu mais de 2,5 milhões de turistas nos dois lados da
fronteira. A expectativa é que, com o título, a atração receba ainda mais
visitantes.
Ações de mídia
Nos últimos 30 dias da campanha, as ações promocionais incluíram a
travessia do alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu
usando uma tirolesa e um sobrevoo do dirigível da fundação suíça New 7
Wonders nas Cataratas do Iguaçu. As imagens foram divulgadas no mundo
inteiro. O sobrevoo do dirigível marcou o “start” de uma série de ações
relevantes. No Rio de Janeiro, artistas e intelectuais participaram de um
ato público e declararam apoio ao Vote Cataratas, gravando depoimentos em
favor da candidatura.
Ainda no Rio de Janeiro, houve manifestações pelo voto nas Cataratas
durante o Congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, a
exemplo do que também aconteceu em Buenos Aires, durante a Feira
Internacional de Turismo.
Em São Paulo, o corpo-a-corpo incluiu uma coletiva de imprensa com
representantes da imprensa daquele estado, com boa receptividade, traduzida
em espaço nobre nos noticiários nos jornais e nas emissoras de rádio e
televisão.
Em Brasília, a imagem das Cataratas do Iguaçu, projetada no Museu Nacional,
mais uma vez foi veiculada nas emissoras de televisão, reforçando a
importância do voto dos brasileiros para que nossa atração figurasse entre
as sete maravilhas naturais do planeta.
Na reta final da campanha, o craque argentino Lionel Messi divulgou
mensagem pedindo aos seus fãs que votassem nas Cataratas, enquanto o nosso
Kaká fazia o mesmo pedido aos seus sete milhões de seguidores no Twitter.
As novas mídias contribuíram para a campanha. No Facebook e no Twitter, um
número incalculável de usuários replicou as mensagens pedindo votos.