A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), que fabrica jipe 4 x 4, vai se instalar em Sobral, no interior do Ceará. A empresa assinou protocolo de entendimento com o governo do Estado nordestino na semana passada.
A companhia ainda ocupa espaço dentro do Perini Business Park, em Joinville.
— Em 15 de março, os acionistas vão confirmar, em assembleia, a decisão de se transferir para o Estado nordestino. E iniciar produção por lá em junho —, diz o presidente Neimar Braga.
Neste mesmo mês deve rescindir o contrato com o Perini. Há 14 meses, a TAC já analisava alternativas de se mudar. Avaliou propostas do Amazonas, Ceará e Bahia. Em questão, os incentivos fiscais e proximidade dos mercados consumidores.
Em Sobral, a TAC vai fabricar o Stark IRV e atender a clientes, principalmente, do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. Há empresários cearenses interessados em investir no empreendimento.
O prédio onde vai operar a montadora já está sendo adaptado. A TAC foi concebida em 2001, e em 2004, o primeiro protótipo foi apresentado na Fiesc. A partir de janeiro de 2010, a TAC Motors entrou em fase operacional no Perini. A meta era produzir 12 carros por mês. Em Sobral, pretende produzir 60 veículos por mês. E, no longo prazo, atingir 3 mil unidades por ano.
Recursos públicos em SC
Para surgir em Santa Catarina, a partir de um conceito de veículo off-road 4 x 4, concebido pelo ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina José Fernando Xavier Faraco e alguns poucos sócios, a empresa recebeu, até, recursos da SCParcerias.
O braço de investimentos do governo catarinense detém 14% de participação acionária no negócio.