Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo do Estado distribui 5,5 milhões de preservativos no Carnaval 2012 Florianópolis - A Secret

Segunda, 20 de fevereiro de 2012

 



Florianópolis - A Secretaria de Estado da Saúde, reforçando a campanha nacional para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o Carnaval 2012, irá distribuir mais de 5,5 milhões de preservativos masculinos e 400 mil leques informativos contendo uma camisinha. Durante a festa, os profissionais de Saúde e militantes das ONGs contra Aids farão a distribuição desses materiais nos locais de maior concentração de pessoas.

A campanha, que tem como destaque a prevenção à Aids e à hepatite B, é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis. “A intenção desta campanha é alertar, informar e esclarecer a população sobre os métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, afirma a gerente estadual de Vigilância das DSTs e HIV/Aids, Maria da Graça dos Anjos.

Com o slogan “Vamos botar o bloco unido da prevenção nas ruas. Venha conosco, divirta-se e vista a camisa da prevenção”, a mensagem da campanha também irá circular nas emissoras de rádios do estado. Também poderá ser vista pela internet no link: https: //www.youtube.com/watch?v=SG075zgGhd4.

“A Dive/SES adota como princípio trabalhar a prevenção não só nas datas comemorativas e de maneira pontual, mas sim como um ato incorporado pelos profissionais dos serviços de saúde, como uma ação contínua de todos os dias”, explica Maria da Graça dos Anjos.

Aids e Hepatites virais em Santa Catarina
No estado, desde 1984 já foram notificados 26.901 casos de Aids, sendo 25.970 em adultos e 931 em crianças. Foram notificados também, no mesmo período, 4.975 casos em gestantes com HIV. No ano passado, a incidência de Aids em adultos foi de 25 casos para cada 100 mil/habitantes. Mais de 87% dos municípios de Santa Catarina já notificaram pelo menos um caso da doença, sendo que os principais grupos de exposição são os heterossexuais (62,3%); usuários de droga injetável (20,5%) e homossexuais (9,2%).

Desde 1994, já foram notificados 144.107 casos de algum tipo de DSTs, além da Aids no Estado. Em relação às hepatites virais, foram registrados 14.939 casos de Hepatite B e 8.419 casos de hepatite C. Detectou-se que a atividade sexual é responsável por 29,5% das contaminações por hepatite B e o uso de drogas injetáveis (25,4%) como risco para portadores da hepatite C.

A maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo será também a intensificação da vacina contra hepatite B, que pode ser encontrada em todos os postos de vacinação para pessoas de até 29 anos.

Dicas Importantes Para a Prevenção
•Caso você tenha algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, ou deseja fazer o teste do HIV, procure os serviços da Rede Básica de Saúde.

•70 a 80% dos portadores de hepatite B, não apresentam sinais e/ou sintomas, o uso do preservativo em cada relação sexual é fundamental.

•A relação sexual desprotegida é responsável por 50% dos casos de infecção pelo vírus B.

•Evite abusar de drogas e bebidas alcoólicas, sob o efeito dessas substâncias, há o esquecimento do uso de preservativos.

•Se fizer uso de drogas injetáveis, não compartilhe agulhas e seringas.

•Toda gestante deve exigir o teste do HIV, sífilis e hepatite B.

•Use camisinha em todas as relações sexuais. Prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e apresentem a marca do Inmetro.

•Utilize apenas um preservativo em cada relação sexual e não o reutilize. As camisinhas são descartáveis.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA