Estou desde julho do ano passado, como dependente do Unisanta, agora SC Saúde, esperando pela autorização para uma cirurgia de colocação de placa de titânio e parafusos de fixação em meu pé (quinta cirurgia). Finalmente em novembro através da IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Joinville, Dr. Antonio Kin, foi marcada a cirurgia para o dia 23 de fevereiro próximo, no Hospital da Unimed. Com mudança do Plano procurei informações através da ouvidoria do Estado, narrando o fato e obtendo duas respostas assinadas pelo ouvidor Dejair Vicente Pinto, sobre o encaminhamento do assunto (20/01 e 24/01).
Na quinta-feira 09/02, fiz novo contato com o SC Saúde – 17:03 (protocolo nº 120206087) com Josiane, muito bem atendido por sinal, mas sem nenhuma solução. A mesma informou que agora o hospital credenciado é o Dona Helena em Joinville e não mais o da Unimed. Quanto ao médico ela não sabia informar se estava credenciado ou não. Liguei para o Dona Helena e igualmente prontamente atendido fui informado que o Hospital está credenciado, mas o médico não. Que teria que fazer contato com o mesmo e saber se ele aceitaria o reembolso pelo Hospital e aí poderia ser marcada a cirurgia.
Liguei para o médico Dr. Kin e sua secretária Simone, pediu que eu marcasse uma consulta pela qual teria que pagar, pois ele não está atendendo pelo SC Saúde, me deslocar para Joinville e aí conversar com o mesmo se aceita ou não o reembolso pelo Dona Helena. Expliquei que não caberia pagar consulta, pois não iria passar por nenhum exame médico e simplesmente saber se aceita ou não reembolso. A Simone me disse que iria tentar obter esta informação do Dr. Kin e que me retornaria na sexta-feira, pois até ela tem dificuldade em conversar com ele. Resultado nenhuma resposta até o momento.
Voltei a ligar hoje pela manhã para o SC Saúde e a atendente não sabe informar qual a relação dos médicos credenciados, pois disse não ter estes dados uma vez que estão em fase de credenciamento. Recomendou que eu fizesse contato com o Centro de Atendimento em Joinville o que até o momento não consegui devido ao telefone estar sempre ocupado.
Imagine meu caro leitor pessoas com problemas de urgência, e que moram em outros municípios que não os 10 que possuem Centro de Atendimento. Eu, que me acho esperto, esclarecido, possuo meios de comunicação próprios, amigos como você, passando por estes dissabores, constrangimentos e desrespeito. O povo do Planalto Norte então nem pensar devido as distâncias e despesas de deslocamento. Quem paga ou reembolsa? Seria melhor credenciar com todo respeito, Centros de Umbanda, benzedeiras e curandeiras, ou então distribuir orações para o povo que reze e não perca a fé.
Agora pergunto: para que servem as famosas “cabides” SDRs que são em número de 33 e sequer abrigam um Atendimento para a Saúde? Este é o governo para o povo? Saúde na UTI. Educação com professores fingindo que ensinam e alunos fazendo de conta que aprendem. Escolas sendo interditadas pela Vigilância Sanitária. Segurança pedindo proteção divina. Rodovias caóticas e precárias vide nosso caso (Rodovia dos Móveis). Presídios lotados e presos sendo colocados em liberdade por falta de vagas. E a política comendo solta com nomeações, acordos e conchavos.
Pedro Alberto Skiba
CPF-103499879-04
Cadastro SC Saúde 0 306 220007958501 8
Já quase com vergonha de ser catarinense