São Bento - Colaboradores de algumas indústrias de São Bento do Sul participaram na tarde de quinta-feira, 16, da Semana da Sipat Coletiva na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). Riscos ergonômicos foi o tema debatido juntamente com a Instrutora de Segurança do Trabalho do Sesi, Luciana dos Santos.
Ela repassou aos participantes os erros mais comuns ocorridos no trabalho. “Nós não paramos para pensar sobre a nossa postura, o que está errado. Às vezes estamos muito cansados por estar em uma mesma posição durante todo o dia, que chegamos em casa, nos jogamos no sofá e pioramos ainda mais o nosso físico”.
Investimentos ergonômicos são essenciais para melhorar além da saúde, o desempenho no trabalho, a produtividade, eficiência e diminuir assim o estresse. “Estar exausto também acarreta posições erradas que estão sendo aplicadas durante o dia, mas que não são percebidas. Com isso as doenças ocupacionais se tornam comuns, afastando o trabalhador da empresa e em determinadas situações prejudicando a sua carreira”, explicou.
O conhecimento sobre ergonomia aliada a prática de dinâmicas resultou em questionamentos dos participantes e repasse das informações. “Duas pessoas que participam da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em suas empresas, relataram que vão aplicar os conhecimentos adquiridos aqui. Isso é bem gratificante, pois vai ao nosso objetivo que é expandir a ideia da prevenção nas indústrias”, relatou Luciana. A Sipat Coletiva é uma realização do Núcleo da Saúde e Segurança do Trabalho e Sesi.