Florianóipolis = A decisão do governo de abrir mão do trecho da SC-280 entre Canoinhas e Porto União, favorecendo o processo de federalização como parte da BR-280 está sendo valorizada como uma “conquista regional” do Planalto Norte pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB), que esteve com o governador Raimundo Colombo para cumprimentá-lo pela iniciativa, que ele apontava como melhor solução para a recuperação da estrada desde 2007.
O projeto de lei 30/2012, que “autoriza a desafetação e doação” do trecho de 75,9 quilômetros à União, era apontado como solução para viabilizar o envolvimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) num processo de repavimentação e alargamento da estrada, considerada como importante elo regional, especialmente para escoamento da safra agrícola. “Fui ao Centro Administrativo parabenizar o governador Colombo pela iniciativa, que defendo há um bom tempo como a melhor solução para viabilizar a 280”, disse Aguiar, após tomar conhecimento da chegada do projeto de lei à Assembleia, onde foi lido no expediente da sessão desta quarta-feira (15).
Segundo justificativa para deflagrar o processo de federalização apresentada pelo secretário estadual da Infraestrutura Valdir Cobalchini, a SC-280 foi pavimentada em 1986 e nunca recebeu qualquer restauração. E por ser extensão do traçado da BR-280, que se estende até Mafra, a federalização, com a passagem de responsabilidade para o DNIT depende de manifestação formal do governo catarinense, traduzida pela “desafetação e doação”, que nada mais é que abrir mão do trecho. “É a melhor solução, pois trata-se de um segmento rodoviário planejado pela Rede Federal e coincidente com a rodovia estadual”, argumenta Aguiar. “Esperamos que a estrada esteja em obras o mais breve possível”, reforça o parlamentar.