Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Unidades básicas: Vem aí o cadastro online

Segunda, 13 de fevereiro de 2012

Postos de saúde terão sistema Interligado

  

Clique para ampliar
Segundo a Secretaria de Saúde, não há mais fila para as ultrassonografias (Divulgação/Ilustrativa)
 

São Bento – Em até trinta dias, começam a ser instalados nos vinte postos de saúde municipais de São Bento do Sul computadores e um sistema que tem por objetivo criar um cadastro online dos pacientes que usam o Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de parceria que vai viabilizar a implantação do sistema foi assinado na tarde de terça-feira pelo prefeito Magno Bollmann e pelo  presidente da Astran, Carlos Alberto Zulauf.  A Astran irá investir R$ 200 mil para a compra dos equipamentos de informática necessários, além do sistema a ser implantado. No valor, ainda está inclusa toda a capacitação necessária aos servidores públicos que trabalham nos postos, já que a identificação dos pacientes passará a ser feita por biometria. A prefeitura não terá custo algum com o novo benefício. “Isso é importante frisar”, destacou o prefeito Magno.

Conforme o secretário de Saúde, assim que a implantação do sistema estiver concluída, estima-se uma redução de até 30% dos custos que a secretaria possuiu hoje. “Passaremos a ter controle total do sistema, evitando o desperdício”, resumiu Marcus Maluf. Ele explica que atualmente muitas pessoas fazem exames e não os retiram. “Somente no laboratório municipal, em torno de vinte por cento dos exames feitos não são retirados, sem contar os exames dos laboratórios credenciados. Há também casos como os exames de alto custo, como ressonâncias e tomografias, que frequentemente não são retirados pelos pacientes”.

Maluf conta que com o sistema, haverá também maior controle na medicação entregue. “Tem paciente que aproveita, pega em vários postos, porque infelizmente não há um controle. Com isso, há também um gasto maior. O mesmo acontecerá com as consultas – tem muita gente que fica pulando de posto em posto, e com isso tira a vez de outras pessoas que realmente precisam do atendimento médico”, informa o secretário de Saúde.

 

ESPERA POR EXAMES

Conforme a Assessoria de Imprensa da prefeitura de São Bento, nos últimos dois anos a fila de espera para realização de exames caiu pela metade em São Bento do Sul. A contratação de especialistas e a realização de mutirões agilizaram o atendimento, o que, consequentemente, possibilita o início de tratamento adequado. A fila para exames médicos de alto custo – eram aproximadamente cinco mil pessoas – reduziu para duas mil e setecentas. Para os exames de cintilografia, eletroneuromiografia e ultrassonografia de ginecologia e obstetrícia não tem mais fila. “Em relação à ultrassonografia, nós tínhamos uma fila muito grande – e agilizamos esse atendimento contratando dois ultrassonografistas, um que fica diariamente na secretaria e outro que faz mutirão de ginecologia e obstetrícia aos sábados”, relata Maluf.

O município também fez a contratação de um médico fisiatra, que realiza o exame de eltroneuromiografia. “No total, mais de cento e noventa exames foram feitos e também não tem mais fila de espera”, acrescenta Maluf. Dos procedimentos agendados, a secretaria aumentou o número de exames de alto custo resultando na realização de 450 ressonâncias magnéticas, 644 tomografias computadorizadas e 153 cintilografias. “Esses exames também tinham uma fila de espera muito grande e hoje, para uma tomografia ou uma ressonância, por exemplo, não se espera mais que 3 a 4 meses”, completa o secretário.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA