Tuper aplicou R$ 300 mil na unidade de Xanxerê
São Bento/Xanxerê – A Tuper Escapamentos e Catalisadores, maior fabricante de escapamentos da América Latina e produtora de catalisadores e ponteiras para automóveis, nacionais e importados, tem investido para eliminar os resíduos químicos gerados na fabricação de seus produtos e, assim, não contaminar o meio ambiente. A fabricante implantou, em novembro de 2011, na fábrica de ponteiras da empresa, localizada na cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, uma ampla Estação de Tratamento de Efluentes para os resíduos provenientes da produção do processo de cromagem das ponteiras – com investimento de R$ 300 mil. “Todos os resíduos químicos gerados na fabricação de ponteiras, entre eles desengraxante, níquel, iodo, cromo e demais ácidos, são tratados para serem despejados no meio ambiente”, afirmou Fábio Bayerl, gerente de produção da Tuper Escapamentos e Catalisadores da unidade de Xanxerê, lembrando que anteriormente o serviço era realizado por empresa terceirizada.
Após efetuar o uso dos produtos na cromagem das ponteiras, é iniciado o processo para tratamento feito separadamente, utilizando tanques e filtros. O PH da água é medido para na sequência descartar o material no meio ambiente, dentro da conformidade. Até o piso da estação está de acordo com as exigências da ISO 14000, material especial antiácido, para que, em caso de algum acidente, não contamine o meio ambiente. Segundo Bayerl, caso os resíduos não passassem pelo tratamento, rios, encostas e animais poderiam ser contaminados.
Outra preocupação da empresa é com o profissional envolvido no processo de tratamento dos poluentes. Todos os colaboradores que trabalham na ETE – que é composta por seis tanques, filtros prensa, motores e bombas de água – utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como respirador com filtro químico e pré-filtro, avental de PVC, máscara fácil, óculos, protetor auditivo, uniforme, luva nitrílica e bota de borracha.
CERTIFICAÇÃO
Com a implantação da estação, a empresa deu mais um passo rumo à certificação ISO 14000 da planta de Xanxerê, presente já em várias unidades da Tuper. A empresa conta com as certificações ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e ISO TS 16949:2009, especificações técnicas voltadas, respectivamente, para o Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental, enfatizando a prevenção do defeito e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento do setor automotivo. É patrocinadora do “Programa Carro 100%/Caminhão 100%”, iniciativa inédita do Grupo de Manutenção Automotiva que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva para garantir a segurança no trânsito e redução de emissão de poluentes.