Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Espaços de Lazer (6) – “Espaços Gourmets”

Segunda, 13 de fevereiro de 2012

Para finalizar nossa série sobre espaços de lazer, falaremos sobre um dos espaços mais desejados nas casas e apartamentos atualmente: os “Espaços Gourmets”. Assim como o Home theater e o Home SPA, é um novo conceito de ambiente que vem sendo introduzido, e refletem, em última instância, um estilo de vida.

Mas o que seria este ambiente? O termo Gourmet é de origem francesa e designava os bons apreciadores de vinho da antiguidade. Hoje o conceito se refere à arte culinária, é o cozinhar em sua expressão mais artística. E quem é o Gourmet? É aquela pessoa que convida os amigos para jantar ou almoçar e quando os convidados chegam, nenhum prato está pronto – e é quando todos se dirigem à cozinha e enquanto se servem de bebidas e petiscos, observam o anfitrião preparar o cardápio e aproveitam para colocar a conversa em dia. A cozinha então deixou de ser aquele ambiente fumacento e engordurado, restrito ao serviço de cozinhar e veio ao encontro da sala de estar, enobrecendo a arte de cozinhar. Podemos definir de uma forma simplista, que o Espaço Gourmet é um ambiente que integra a cozinha, sala de estar e sala de jantar, sendo o ponto de encontro do cozinheiro e seus convidados.

Inicialmente, os Espaços Gourmets eram na parte externa da casa ou apartamento, e nunca eliminavam a cozinha da família, que contava com dois ambientes diferentes para o preparo das refeições. Este modelo ainda é usado, mas a tendência é a cozinha se fundir com as salas fazendo com que este espaço integrado sirva aos moradores diariamente. Estes ambientes podem ser grandes ou pequenos, mais ou menos equipados de acordo com a disponibilidade de espaço e o bolso do cliente. Pequenos espaços podem ser montados com apenas um balcão dividindo a sala da cozinha e utilizando equipamentos básicos: fogão, geladeira e forno. Grandes espaços podem apresentar a desejada ilha central e apresentar os mais variados equipamentos, até churrasqueiras, fornos de pizzas e fogões a lenha. Com relação aos eletrodomésticos, há uma infinidade deles, desde os tradicionais liquidificadores até as máquinas de gelo elétricas, adegas climatizadas e chopeiras. Item indispensável é o sistema de exaustão: deve-se analisar se o ambiente apresenta saídas externas para impurezas, se o sistema será de exaustão ou purificação e qual o dimensionamento adequado para cada caso.

 

Clique para ampliar
 

O layout do mobiliário deve priorizar praticidade, conforto e boa circulação dos usuários. A área de convivência pode, se possível, contar com equipamentos de entretenimento (jogos, TVs, DVDs, etc.) A decoração ajudará a dar a atmosfera desejada ao ambiente. Um toque de rusticidade, com o uso de madeiras e materiais naturais sempre cai bem e traz aconchego; detalhes mais vivos e coloridos podem ser inseridos em complementos, como almofadas e adornos. O uso de materiais práticos e funcionais facilita a limpeza e o uso do ambiente.

O importante é sempre aliar o prazer e o conforto e, como disse Rubem Alves: “sábios são os japoneses, que descobriram um jeito de pôr a cozinha em cima da mesa onde se come, de modo que comer e cozinhar ficam sendo a mesma coisa”. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA