Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo apresenta medidas para proteger safra de 2013 durante início da colheita da maçã

Sábado, 11 de fevereiro de 2012



Fraiburgo - O governador Raimundo Colombo e o secretário da Agricultura, João Rodrigues, anunciaram duas medidas para ajudar os produtores de maçã catarinenses, nesta sexta-feira (10), em Fraiburgo, durante o início da colheita da safra de maçãs de 2012. A partir da próxima safra, o Estado vai acrescentar no programa Juro Zero Agrícola a instalação de coberturas para os pomares de maçã, que protegem a plantação contra o granizo – problema que atingiu as últimas cinco safras –, e também o subsídio de metade do que os produtores pagam pelo seguro agrícola. Atualmente, o Governo Federal subsidia 60% do custo. Agora o Estado vai subsidiar parte do restante, deixando apenas 20% do total como custo para o produtor. "O setor vai dar a volta por cima, nossos projetos visam apoiar esse crescimento e incentivar o investimento na produção da fruta", enfatizou Colombo.

As medidas foram anunciadas após uma reunião técnica com empresários e produtores de maçã durante a realização do evento de Abertura da Safra da Maçã, que começou nesta sexta-feira (10). Representantes do Governo do Estado, do Legislativo e do Governo Federal discutiram com membros da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e outros produtores rurais o delicado momento atravessado pelo setor.

Para se ter uma ideia, São Joaquim, o municio que é o maior produtor da fruta no Estado, teve 70% de sua produção atingida pelo granizo. Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, “esse é um momento delicado para os produtores, mas hoje foram elencadas várias soluções para podermos retomar o crescimento do nosso setor.” Toda a produção de Santa Catarina responde por 49% da produção nacional, o que torna o Estado o maior produtor do país. Apenas o município de Fraiburgo é responsável por 30% da produção estadual e de 16% na perspectiva nacional. A pomicultura emprega quase 50% da mão de obra da cidade.

A produção de maçã é uma atividade importante para 2,5 mil produtores catarinenses. "O Governo do Estado não mede esforços para atender a demanda do setor da maçã, tanto que garantiu apoio com um subsídio de 50% da parte do prêmio do seguro agrícola da maçã que cabe ao produtor pagar", afirmou Rodrigues. Ele também explicou que o documento deverá ser assinado nos próximos dias e que provavelmente atenderá de 60% a 70% dos pequenos produtores. "O setor está sujeito a grandes riscos climáticos e de variação de preços, o que justifica o uso do seguro rural", justificou.

Outro dos principais pleitos da ABPM é a renegociação das dívidas dos produtores com instituições financeiras – entre custeio e investimentos, elas chegam a R$ 600 milhões junto ao Governo Federal. Para conduzir as negociações com Brasília, foi criada uma comissão permanente, coordenada pelo senador Luiz Henrique da Silveira, que trabalhará com o apoio dos deputados federais e estaduais, representantes do Governo de Santa Catarina e do setor produtivo, para viabilizar o atendimento da pauta do setor. As reivindicações foram inicialmente apontadas na "Carta de Vacaria", entregue ao Governo em 2011, que foram ratificadas na Abertura da Colheita da Maçã nesta sexta-feira.

Potencial de consumo
Segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, é importante estimular o consumo de maçã pela população, que no Brasil é de apenas 4,5kg por pessoa/ ano, enquanto em outros países que são grandes produtores o consumo atinge 11 kg. Incluir a maçã na merenda escolar e no mercado institucional é parte dessa estratégia. Para tal, o governador se comprometeu a analisar como incluir a fruta na merenda escolar. Colombo também lembrou que o país “tem potencial para aumentar o consumo pelo momento econômico que vive o Brasil.”

Na última safra, o segmento da maçã produziu aproximadamente 1,36 milhão de toneladas, especialmente nos três estados do Sul. Em 2010, o Brasil exportou 49 mil toneladas da fruta, porém já chegou a exportar 153 mil toneladas. De acordo com o diretor executivo da ABPM, Moisés Albuquerque, a fruta gera 150 empregos para cada 100 hectares.

Sobre o evento:
O evento da Abertura Oficial da Colheita da Maçã visa celebrar o momento de ápice da economia local. O período de colheita dura em média três meses, iniciando na segunda quinzena de janeiro e prosseguindo até abril. Nos meses de fevereiro, março e abril o trabalho é intensificado nos pomares, com um grande número de trabalhadores que mudam para a região especialmente para trabalhar na colheita das maçãs. É nesta época, devido à escassez de mão de obra, que o município registra um aumento populacional significativo, com a vinda de colhedores de maçã de municípios vizinhos e principalmente do Estado do Paraná. Além de Fraiburgo, São Joaquim, Bom Retiro e Lages figuram no ranking dos maiores produtores da fruta em Santa Catarina.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA