Atividades do Programa SESI Cozinha Brasil se iniciam nessa semana. Aulas são realizadas em uma unidade móvel, equipada com cozinha experimental e didática
Florianópolis - Proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores torna a indústria mais saudável e sustentável. Saber preparar uma alimentação nutritiva facilita a promoção da saúde no dia a dia dos trabalhadores. Por isso, o Programa Cozinha Brasil, do SESI, entidade do Sistema FIESC, ensina como preparar refeições de forma inteligente e sem desperdício. As aulas, que começaram essa semana, na Região Sul, são realizadas por meio da unidade móvel projetada com cozinha experimental pedagógica.
A ação irá percorrer indústrias de várias regiões do estado. O Programa Cozinha Brasil ensina o aproveitamento integral dos alimentos como o uso de cascas, talos, ramas e folhas. São abordados assuntos como os alimentos e suas funções, planejamento de compra, congelamento e descongelamento, cuidados no preparo e manipulação de alimentos, reciclagem de lixo e óleo de cozinha. Durante as aulas também são preparadas receitas econômicas e nutritivas para degustação dos participantes.
Os cursos contarão com preparações do livro Receitas do Sul, lançado em parceriapelo SESI da Santa Catarinacom os Departamentos Regionais do SESI do Rio Grande do Sul e Paraná.A publicação reúne todos os conceitos do programa em 25 receitas preparadas com cinco alimentos típicos destes estados. Os estudantes receberão ainda um outro livro com 100 receitas.
No ano de 2011 o Programa Cozinha Brasil realizou 56 cursos em parceria de 25 empresas e duas associações de sindicatos patronais, beneficiando mais de 1,5 mil pessoas. Os interessados em participar devem procurar as Unidades do SESI mais próximas de sua região.