Videira - O governador Raimundo Colombo se reunirá com empresários e produtores de maçã durante a realização do evento de Abertura da Safra da Maçã que começa nesta sexta-feira (10). A pauta da reunião consiste no levantamento de questões que possam melhorar a produtividade do setor. O município de Fraiburgo é responsável por 30% da produção estadual e de 16% na perspectiva nacional.
Na região de Fraiburgo, a colheita da variedade Gala e seus clones inicia-se normalmente no início de Fevereiro e estende-se até meados de março, e da Fuji e seus clones, inicia-se em final de março até final de abril. Além de Fraiburgo, São Joaquim, Bom Retiro e Lages figuram no ranking dos maiores produtores da fruta em Santa Catarina. O Estado é líder nacional na produção da fruta, com uma participação de 49,2%, seguido do Rio Grande do Sul 46,5%.
De acordo com o secretário regional Evandro Colle, o debate é muito importante para os produtores de maçã, uma vez que é garantia de movimentação econômica no setor. “O cultivo é responsável por grande parte da economia e desenvolvimento da região. Com certeza, a vinda do governador para esse evento deve repercutir de maneira positiva”, finalizou o secretário regional.
A reunião com os produtores está marcada para as 10h e também terá a presença do secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. Em seguida, o governador deve fazer um city tour que inclui uma visita a construção do Centro de Eventos de Fraiburgo, obra que o Governo do Estado já investiu R$ 4 milhões, e um pomar da cidade, onde será realizada a colheita da maçã. A visita termina com um almoço com presença de autoridades.