São Bento - Na noite desta quarta-feira (08) mais de duzentos moradores do bairro Serra Alta marcaram presença na audiência pública para apresentação do projeto de regularização fundiária Serra Alta, que abrangerá as áreas da Vila Schwarz e Morro da Mariquinha.
Realizada no salão da Capela São José, a audiência pública contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, diretor presidente da Empresa Municipal de Habitação – EMHAB, José Henelito Weiss, vereadora Nilva Larsen Holz, secretária executiva da AMUNESC Eleonora Bahr Pessoa, representantes de associação de moradores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, defesa civil, e diversas secretarias municipais.
Antes da apresentação do projeto, Henelito Weiss destacou a importância desta regularização fundiária na Vila Schwarz e no Morro da Mariquinha, onde dezenas de famílias serão beneficiadas com uma nova moradia, deixando assim as áreas de risco ou áreas de preservação permanente, que deverão ser desocupadas e recuperadas por orientação do Ministério das Cidades.
Já o prefeito Magno Bollmann, antes de declarar aberta a Audiência Pública, fez questão de destacar os inúmeros benefícios que a população dos locais de regularização terão, como total infraestrutura no novo loteamento onde passarão a residir, nova moradia, e principalmente, segurança, pois não estarão mais em áreas de alagamentos ou deslizamentos. Além dos aspectos da regularização, o prefeito destacou diversas obras que foram realizadas no bairro Serra Alta em prol da população.
O prefeito também ressaltou algumas melhorias no bairro Serra Alta para visando a qualidade de vida da população, como a construção da praça onde a feira livre atende a comunidade, a conquista da praça do PAC que será licitada em março e conta com projeto de R$ 2 milhões; o asfalto nas ruas
Carlos Goertler e Carlos Ruckl, implantação da rede de esgoto sanitário, estação de tratamento de esgoto, construção das 85 casas do loteamento Primio, reformas e ampliações dos centros de educação infantil e postos de saúde, dentre diversas outras conquistas que, segundo o prefeito, foram fruto de muito trabalho ao longo de três anos.
Apresentação
Para apresentação do projeto o assessor jurídico da EMHAB, Heráclio Steinbach, juntamente com a engenheira civil Daniele Ehrard e a assistente social Cleciani de Farias levaram ao público todas as informações sobre o projeto de regularização fundiária da Vila Schwarz e Morro da Mariquinha.
Após a apresentação o debate foi aberto para participação dos moradores. Foram pouco mais de dez pessoas que participaram com seus questionamentos principalmente sobre como se dará a transferência para as novas residências, prazos e custos.
Após o esclarecimento de todas as dúvidas, a audiência pública foi encerrada. Segundo o diretor presidente da EMHAB José Henelito Weiss, o resultado foi muito positivo. “Apresentamos o projeto para todos os interessados e esclarecemos todas as dúvidas, agora iremos iniciar os trabalhos para que dentro do prazo previsto de 18 meses todo o projeto esteja concluído”, disse Henelito.