Florianópolis - Nesta quarta-feira (8), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, irá a Brasília para encontrar-se com o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, para negociar recursos de R$ 12 milhões. O valor será utilizado para o financiamento com juro zero da construção de cisternas e a instalação de equipamentos para irrigar propriedades de até cinco hectares.
A estiagem será tema também da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7), que contará com as participações do secretário João Rodrigues e dos presidentes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc). A reunião deverá tratar da liberação dos recursos anunciados pelos Governos Estadual e Federal para o controle da estiagem e o atendimento aos catarinenses afetados pela seca.
Na abertura oficial do 17º Campo Demonstrativo Alfa (CDA), em Chapecó, o secretário João Rodrigues falou sobre os prejuízos causados pela estiagem em Santa Catarina, principalmente junto aos pequenos produtores rurais. “É necessário desenvolver ações não paliativas e, para isso, o Governo do Estado investe no programa Juro Zero, com uma cota maior para a construção de cisternas”, afirmou Rodrigues.