São Bento - Nos últimos dois anos a fila de espera para realização de exames caiu pela metade em São Bento do Sul. A contratação de especialistas e realização de mutirões agilizaram o atendimento, o que consequentemente possibilita o início de tratamento adequado.
A fila para exames médicos de alto custo que eram de aproximadamente cinco mil pessoas, reduziu para 2.700. Para os exames de cintilografia, eletroneuromiografia e ultrassonografia de ginecologia e obstetrícia não tem mais fila. “Em relação à ultrassonografia, nós tínhamos uma fila muito grande, e nós agilizamos esse atendimento contratando dois ultrassonografistas, um que fica diariamente na secretaria e outro que faz mutirão de ginecologia e obstetrícia aos sábados. Com os mutirões essa fila caiu de 5 mil pra 2.700, e a tendência é diminuir cada vez mais”, relata o secretário de Saúde Marcus Maluf.
O município também fez a contratação de um médico fisiatra o qual realiza o exame de eltroneuromiografia. “No total mais de 190 exames foram feitos e também não tem mais fila de espera”, acrescenta Maluf.
Dos procedimentos agendados, a secretaria aumentou o número de exames de alto custo resultando na realização de 450 ressonâncias magnéticas, 644 tomografias computadorizadas e 153 cintilografias. “Esses exames também tinham uma fila de espera muito grande e hoje uma tomografia, uma ressonância, por exemplo, não se espera mais que 3 a 4 meses”, completa Marcus Maluf.