São Bento - Em até trinta dias, começam a ser instalados nos vinte postos de saúde da Prefeitura de São Bento do Sul computadores e um sistema que tem por objetivo criar um cadastro on line dos pacientes que usam o Sistema Único de Saúde. O termo de parceria que vai viabilizar a implantação do sistema foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 7, entre o prefeito Magno Bollmann e o presidente da Astran Carlos Alberto Zulauf.
A Astran irá investir R$ 200 mil para a compra dos equipamentos de informática necessários, além do sistema a ser implantado. No valor, ainda está incluso toda a capacitação necessária aos servidores públicos que trabalham nos postos, já que a identificação dos pacientes passará a ser feita por biometria. A Prefeitura de São Bento do Sul não terá custo algum com o novo benefício. “Isso que é importante frisar. Para a Prefeitura, esse avanço não terá custos, e o maior beneficiado será a comunidade, que terá mais agilidade no atendimento na área de saúde”, destacou o prefeito Magno Bollmann.
Conforme o secretário de Saúde, assim que a implantação do sistema estiver concluída, estima-se uma redução de até 30% dos custos que a secretaria possuiu hoje. “Passaremos a ter controle total do sistema, evitando o desperdício”, resume Marcus Maluf. Ele explica que atualmente muitas pessoas fazem exames e não retiram. “Somente no laboratório municipal, em torno de 20% dos exames feitos não são retirados, sem contar os exames dos laboratórios credenciados. Há também casos como os exames de alto custo, como ressonâncias e tomografias, que frequentemente não são retirados pelos pacientes”.
Maluf conta que com o sistema, haverá também maior controle na medição entregue. “Tem paciente que aproveita, pega em vários postos, porque infelizmente não há um controle. Com isso, há também um gasto maior. O mesmo acontecerá com as consultas, que tem muita gente que fica pulando de posto em posto, e com isso tira a vez de outras pessoas que realmente precisam do atendimento médico”, informa o secretário de Saúde.
O termo de parceria entre Prefeitura de São Bento do Sul e a Astran foi antes apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde, obtendo a aprovação para ser implantado no município. “Este é um sistema inédito na região e que só trará benefícios à comunidade”, observou o prefeito Magno Bollmann.
Conheça a Astran
A ASTRAN é uma OSCIP, ou seja uma instituição de fins não econômicos, que tem como finalidade desenvolver atividades que contribuam com o desenvolvimento sustentável da comunidade, que tem como atividade meio o transporte de cargas. Além desta parceria, a instituição desenvolve outros projetos sociais em São Bento do Sul.