Evento iniciou em janeiro do ano de 1940
São Bento – Grande parte da população que vive atualmente em São Bento do Sul tem alguma lembrança especial – de algum acontecimento – durante as tradicionais retretas de verão, realizadas todos os anos no coreto da praça Getúlio Vargas. As retretas iniciaram em janeiro de 1940, com a Banda Treml subindo ao coreto da praça. A retreta agradou a todos, tanto que nos anos seguintes a Banda Treml retornou ao coreto nas noites de quarta-feira durante os meses de janeiro e fevereiro para levar música, tradição e alegria ao público que sempre prestigiou o evento.
Iniciadas há 72 anos, sempre com a Banda Treml no coreto da praça, as tradicionais retretas de verão só não foram realizadas nos anos de 1944 e 1945, em decorrência do ingresso do Brasil na II Guerra Mundial. Com o fim da guerra no ano de 1945, os costumes alemães puderam ser retomados – e a partir de 1946 as retretas seguem animando as noites de quarta-feira nos meses de janeiro e fevereiro, ininterruptamente, comemorando este ano a 70ª edição das retretas de verão em São Bento do Sul.
TRADICIONAL FOGUETÓRIO
Quando os fogos de artifício explodem nas noites de quarta-feira a população já sabe: “Vai ter retreta”. E é assim que a retreta é anunciada, com a explosão dos fogos de artifício que são preparados pelo servidor público Pedro Ferreira de Lima, o “Pedrinho Fogueteiro”, como é conhecido. Atuando como fogueteiro da retreta há quarenta anos, Pedrinho disse que já frequentava a praça Getúlio Vargas desde criança, quando acompanhava seu pai, João Ferreira de Lima, que era o jardineiro da praça. No ano de 1971, Pedrinho ingressou na prefeitura de São Bento do Sul - a convite do então maestro da Banda Treml, Affonso Treml, popular Xerife, começou a atuar na organização das retretas, posicionando as cadeiras para o público que prestigiava o evento.
PRÓXIMAS
Como de costume, o público prestigiou a retreta na noite de quarta-feira, 1º de fevereiro. A praça recebeu centenas de pessoas, que, em uma noite de clima agradável – como há tempos não ocorria –, desfrutaram de toda a estrutura preparada. Na ocasião, o maestro Pedro Machado de Bittencourt agradeceu a presença de todos, citando inclusive a visita de um grupo de senhoras integrantes da OASE de Curitiba e de turistas vindos da Alemanha e da Suíça - e de municípios vizinhos. As próximas retretas serão realizadas nos dias 8 e 15, na praça Getúlio Vargas, no Centro, e no dia 17 na praça Leopoldo Rudnick, em Oxford.