Este é o último ano da atual Legislatura
São Bento – A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul retornou nesta quarta-feira aos seus trabalhos legislativos após o recesso de final de ano, que iniciou no dia 22 de dezembro. Este é o último ano da atual Legislatura. Em seu pronunciamento durante a Palavra Livre, a presidente da Casa, vereadora Nilva Larsen Holz (PP), destacou o apoio que teve dos vereadores em 2011, lembrando que para este ano “deve continuar prevalecendo o interesse coletivo sempre acima dos interesses particulares”. Ela avalia que 2012, “por ser um ano eleitoral, será mais intenso, sendo que em alguns momentos as discussões possam ser mais acaloradas”, conforme suas palavras. “Espero que não se perca o respeito mútuo, o Regimento Interno da Casa e o respeito à nossa população”, defendeu Nilva.
Durante a sessão de quarta-feira, foram protocolados seis Projetos de Lei, sendo quatro de autoria do Executivo e dois do Legislativo. Estes projetos devem entrar na pauta para discussão e votação nas próximas sessões. O Projeto de Lei 561/12, de autoria do Executivo Municipal, dispõe sobre o reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São Bento do Sul (Ipresbs), a partir de 1º de janeiro de 2012. O reajuste para quem já tem o benefício é de 6,08%. Para quem obter esse benefício a partir de fevereiro deste ano, a tabela é regressiva
PRAÇA
Já o Projeto de Lei 562/12, também do Executivo Municipal altera artigo 29 da Lei 140, de 22/12/1997, que define o valor do desconto para quem optar pelo pagamento a vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Pela nova redação, o desconto será de 14,4%. Com o Projeto de Lei 563/12, o Executivo Municipal solicita autorização para conceder parte ideal de imóvel com direito real de uso para Associação de Moradores do Parque Mariane. O terreno tem uma área de 1.461 m². A presidente da Câmara de Vereadores protocolou o Projeto de Lei 208/12, com o qual pretende denominar de João Roesler o Complexo dos Esportes e de Cultura que está sendo implantado junto à praça José Henrique Carneiro de Loyola, no bairro Serra Alta.
MÁQUINAS
O vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB) protocolou Requerimento de Informações para saber mais detalhes a respeito do desfile de apresentação da nova frota da prefeitura, ocorrido mês passado. Sieves solicita a relação de nomes e a função das pessoas que conduziram as máquinas, nome dos funcionários que estariam de férias na data e participaram do desfile, folha ponto destes funcionários e qual a forma de pagamento para a carreta que transportou a draga no desfile.
INTERNET
Já o vereador Antonio Tomazini Filho (DEM) apresentou uma Moção endereçada ao gerente regional da OI/Brasil Telecom, com cópia ao presidente do Senado Federal, José Sarney; ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; e aos deputados estaduais Darci de Matos, Silvio Dreveck e Antonio Aguiar; e ao deputado federal Mauro Mariani, solicitando investimentos urgentes na melhoria da qualidade dos serviços de banda larga em São Bento do Sul. Conforme a Assessoria de Imprensa da Câmara, “a Moção também serve como repúdio à empresa Oi, que solicitou junto à Anatel a anulação das metas de qualidade do serviço de banda larga”. Em seu pronunciamento, Tomazini destacou que sabe que a Moção “não tem muita força”, afirmando, porém, são necessárias “melhorias na conexão de internet banda larga no município, pois o sistema deixa a desejar”.