Tudo indica que as urnas de São Bento do Sul vão ser arena de uma velha rivalidade em 2012. Nos últimos 30 anos, PP (e os partidos que o originaram como o antigo PDS) e PMDB se alternam no comando da cidade sem abrir espaço a outras legendas.
Candidato à reeleição, Magno Bollmann está à frente do time dos pepistas. O adversário deve ser o médico Fernando Tureck (PMDB), em sua primeira eleição. Em 2008, Bollmann recuperou a prefeitura para o PP, impedindo a reeleição do peemedebista Fernando Mallon.
Agora, ele entra como favorito para se manter por mais quatro anos à frente de São Bento do Sul. Bollmann vem de uma família com tradição na política da cidade. O pai Ornith Bollmann e irmão Frank também foram prefeitos. Para encarar a tradição, o PMDB vai apostar em um novo nome.
Filiado ao partido em 2009 e atual presidente da sigla, Fernando Tureck é apontado como candidato. Apesar disso, o nome do ex-prefeito Mallon ainda é citado. À imprensa local, ele diz que só entra no páreo se Tureck desistir ou o PMDB aceitar ser vice em uma coligação.
Em meio a esse cenário polarizado, DEM e PSD também ensaiam pré-candidaturas. O principal nome demista para a disputa é o de Antonio Tomazini (DEM), vereador mais votado em 2008. O partido ainda pode compor com o PP. O PSD foi formado pelo vice-prefeito Flávio Schuhmacher, ex-DEM. Ele tem se apresentado como pré-candidato, como opção à polarização. Também é cotado para compor com o PMDB.