São Bento - Durante esta semana acontece a capacitação de quatro técnicos em enfermagem para a aplicação da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), usada no combate à tuberculose. O treinamento consiste na explicação teórica e prática para a execução da atividade de vacinação BCG e acontece no Centro de Vigilância em Saúde (CVS).
No município a aplicação da vacina é realizada no Posto Central. “Os pais recebem orientação ainda na maternidade sobre a necessidade de procurar a unidade para efetuar a vacina e exames de rotina”, explica a diretora do CVS Maria Hercília de Souza Meira. As informações também são repassadas aos pais durante o acompanhamento da gestação, que acontece nas unidades dos bairros.
Participam do treinamento, três técnicas que já atuam na rede de saúde do município, e ainda uma profissional de Campo Alegre. “A capacitação para a aplicação da BCG é bem específica envolvendo a prática e a teoria”, disse a coordenadora Cristiane Jantsch Sestren acrescentando que a vacinação é feita somente por profissionais devidamente qualificados. “Com o treinamento teremos mais três técnicos habilitados para a aplicação da BCG”, completa.
Vacinação
No país, a vacinação é indicada para crianças de zero a quatro anos, sendo obrigatória para as menores de um ano. A recomendação do Ministério da Saúde é que a criança seja vacinada o mais precocemente possível, de preferência, logo após o nascimento. Em São Bento do Sul a BCG é ofertada no Posto de Saúde Central e para receber a dose basta os pais levarem a criança até a unidade.