Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pedro Alberto Skiba

paskibagmail.com;diretoriajornalevolucao.com.br

Pedro Alberto Skiba (Reticências)

Diretor do Jornal Evolução

Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil

Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)

Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)

Vice-presidente do Conselho Deliberativo  da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)

Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)

Consul do Poetas del Mundo

Veja também Sociedade, clique aqui.


Veja mais colunas de Pedro Alberto Skiba

Ciranda política

Segunda, 06 de fevereiro de 2012

Nos bastidores da política as conversas e análises começam a ficar mais frequentes e o caldeirão começa a esquentar. Estratégias, armações, amarrações, frituras, defenestrações, articuladores, bruxos e palpiteiros, financiadores, tudo faz parte desta receita para se conquistar o poder. Vamos a algumas ponderações dos partidos e dos nomes que estão na lista para o próximo baile. Resta saber quem será convidado para o baile, com quem irá dançar e quem literalmente irá dançar sem entrar no baile.

PP – Partido do prefeito Magno Bollmann, que deverá concorrer à reeleição, evidentemente que sem repetir o vice que o abandonou no meio do caminho. É o partido do PIB, de quem tem dinheiro e banca uma campanha. Financeiramente, é disparado o com mai$ poder de fogo. Pode se dar ao luxo de escolher com quem dançar e os pretendentes são muitos para ocupar o cargo que Flávio Schuhmacher esnobou. Dos tucanos, poderá contar com Geraldo Weihermann, presidente do Samae – e apontado por todos como o mais eficiente colaborador da atual administração. Impôs uma gestão moderna e de resultados frente ao Samae, tem em caixa R$ 3,9 milhões para gastar em obras já neste início de ano, antes mesmo de se desincompatibilizar.

DEM – O vereador e médico Antonio Tomazini é outro bola da vez e que mais densidade política ganhou com a debandada de seus ex-companheiros para o PSD. Foi o grande beneficiado em se manter fiel ao DEM. Muito se fala em seu nome para cabeça de chapa e com Geraldo Weihermann (PSDB) de vice. Dizem que ele estaria mordido pela mosca azul. Uma nova dupla, novas propostas. Resta saber como reagirão os caciques e financiadores de campanha num confronto seu direto com Magno Bollmann. Também a dupla teria que ir buscar recursos para enfrentar o embate já que filiados e caciques não são de por muito a mão no bolso. Há os que digam que Tomazini estaria blefando para conseguir ser vice de Magno. Uma certa pescaria poderá definir tudo.

PSDB – O nome forte realmente é de Geraldo Weihermann, o coringa destas eleições, que pode tanto servir a um como a outro. Seu nome ganhou as ruas pela realização de obras e gestão. Já foi do PP e, num momento de arroubo, bateu de frente com os grandes caciques, deixou o partido e se lançou candidato a deputado estadual pelo PSDB. Voltou às boas e integrou a coligação que elegeu Magno Bollmann. Ganhou a presidência do Samae e soube aproveitar. Vejamos. Poderá ser vice de Magno (PP). De Tomazini (DEM), batendo de frente contra PP e PMDB, o que reforçaria a tese de que quem levaria vantagem nesta situação seria, logicamente, o PMDB. Num eventual descarte e fritura poderia ser uma carta na manga para o PMDB, que poderá tê-lo como vice, o que é bem visto por muita gente. Mais uma vez duas novidades. Fernando Tureck (PMDB) e Geraldo Weihermann (PSDB). Geraldo também tem a possibilidade de disputar uma cadeira para a Câmara de Vereadores, que lhe agregaria conhecimentos e fortaleceria seu nome para a próxima disputa.

PT – Carece de nomes. Para o lado que pender irá somar legenda e talvez eleger um vereador. Nada mais que isso.

PSD – Tem no comando Flávio Schuhmacher, o vice de Magno, com quem politicamente está rompido. Era a esperança e a renovação política em quem muitos apostavam. Desapontou, não disse a que veio. Não aceitou ser secretário da Saúde nem de Administração. Também anunciou que não seria mais o vice, mas não largou nem o cargo e nem o salário. Deixou muitos companheiros no DEM e fundou o PSD. Resta saber hoje se teria condições de ser cabeça de chapa e quem iria compor como vice. Chapa pura seria um verdadeiro suicídio político. Ele ser vice de algum outro, como confiar? Como dizem seus próprios companheiros talvez disputar uma vaga para a Câmara de Vereadores. Embora seja o partido do governador do Estado é o que menos chances tem de coligar em nível municipal. Também carece de nomes.

PSB – Perdeu seu principal líder, o vereador Marco Viliczinski, agora no PSD. Nas últimas eleições fez mais de seis mil votos para deputado estadual. Fala-se em seu nome com o um possível vice em alguma coligação. Resta saber com quem.

PMDB – Discurso novo, candidato novo. O médico Fernando Tureck, filho do ex-prefeito Genésio Tureck, em quem muitos apostam na herança política, não deverá ter no nome do pai a força dos votos, até porque as novas gerações de eleitores sequer lembram quem foi Genésio e também quais suas obras. É bom de conversa e tem bons projetos. O partido é de grande poder de mobilização. Em chapa pura ou misturada, é o principal adversário do PP. Na pura fará o discurso que não terá compromissos com outros partidos na repartição de cargos e saberá explorar o episódio da coligação que elegeu Magno em palanque. Numa eventual reviravolta poderá chamar Geraldo Weihermann para compor de vice, montando assim também uma dupla nova e sendo a principal novidade da política local. Possui muitos nomes para a vereança e deverá polarizar a disputa com o PP. Leva grande vantagem com o lançamento de outras candidaturas.

As outra siglas e nomes que não estão na ciranda, me desculpem, são mera especulação e poderão servir apenas como coadjuvantes e no máximo conseguir uma cadeira na Câmara de Vereadores e alguns cargos na futura administração.

**************************************************** 

Interessante...

...como o leitor analisa e julga fatos e pessoas. Enquanto muitas críticas à administração Magno Bollmann, na votação para o “Mala do Ano”, seu nome recebeu míseros sufrágios. Teve mais votos para “Cara do Ano”. Os dois primeiros mais votados para o “Cara do Ano” são integrantes de sua equipe – primeiro escalão. Vice Flávio Schuhmacher igualmente recebeu poucos votos em ambas as categorias. Num balanço geral integrantes da equipe de Bollmann ficaram mais para “Cara” do que para “Mala”. A voz do povo, dizem, é a voz de Deus.

**************************************************** 

O abuso continua protegido por lei

 

  

Clique para ampliar
(Fotos Viviane Miranda/PMSBS)
 

 

Clique para ampliar
 

O assunto já está até chato, mas na verdade os donos do dinheiro continuam fazendo o que entendem. Novamente - e isto acontece todos os dias - passei em frente à prefeitura, mais ou menos às 9:40, e lá estava abusivamente estacionado na faixa de rolamento o carro forte da Prossegur. A foto que comprova foi efetuada pela própria Assessoria de Imprensa da prefeitura, a meu pedido. Conversei com o capitão Madeira, do comando da PM, que me disse que estes veículos e estas atitudes estão protegidas por lei federal. Quer dizer que nossos vereadores votaram, o constrangimento do povo não conta, a falta de respeito impera a favor dos poderosos? Agora, você, meu caro contribuinte, se parar na faixa e for a uma farmácia para comprar remédio, será multado. Igualmente deixar seu filho em frente à escola ou outra necessidade, leva ferro. Protege-se o mais material dos bens e expõem-se as vidas das pessoas. Até quando?

**************************************************** 

Sagrada Família e os Planos de Saúde

Estive em uma consulta médica no Sagrada Família e me surpreendi com um aviso fixado em vários locais: “O Hospital Sagrada Família avisa que deixará de atender os Planos de Saúde abaixo e a partir das datas fixadas:  Correios – 17/02, Agemed – 17/02, Sul América – 17/02, Assefaz – 17/02, Bradesco Saúde – 03/03, Saúde Caixa –18/03, Geap – 18/03, Cassi – 17/04”.

Procurei informações junto à administradora Zélia Zeitamer, que esclareceu que estes planos não são representativos no volume de faturamento e os custos para administração são inviabilizados pela pouca demanda. Que os portadores destes planos terão a opção de serem atendidos pelo SUS, que “lá na frente irá cruzar os dados e cobrar do plano”, conforme ela. Também existe a possibilidade de os segurados pagarem pelo atendimento particular e mediante nota do hospital pedir o ressarcimento ao respectivo plano, explicou. Questionada sobre a lotação das dependências para alojar pelos SUS, Zélia afirmou que ninguém ficará desabrigado. Serão abertas vagas nos quartos particulares sem que os pacientes tenham que pagar pela diferença.

*************************************************** 

SC Saúde

Zélia afirmou que o Sagrada Família está na expectativa de um desfecho mais breve possível, pois trata-se apenas de uma alteração de contrato com o governo do Estado. Caso não haja adesão, o tratamento será o mesmo dispensado nos casos acima. Vale lembrar que o contrato com a Unimed encerrou dia 31, e os médicos e demais entidades ficaram de realizar assembleia dia 6 para decidir sobre a adesão ao SC-Saúde, ou não.

*************************************************** 

Pedradas do Pedroka

- "É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a" -  Adrian Rogers, 1931.

- “Eu não sei quem manda neste governo” – ex-prefeito e ex-senador Otair Becker, referindo-se à Administração Raimundo Colombo.

- "Antigamente as mulheres cozinhavam igual à mãe... Hoje, estão bebendo igual ao pai!!".

- Frase da década (irretocável): “Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos”.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA