(Foto Divulgação) Há uma imperiosa necessidade de São Bento do Sul mobilizar suas forças vivas, entre elas motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e táxis, para traçarem um perfil crítico das situações que enfrentam no dia a dia e como os problemas de infraestrutura urbana de transporte afetam suas vidas
MOBILIDADE URBANA
Nossa cidade experimenta anualmente extraordinário crescimento do número de veículos automotores (vans, ciclomotores, automóveis, motocicletas, camionetes, caminhões, ônibus, microônibus e trator). Recentemente foi publicada pela imprensa local uma previsão de que nossa cidade alcançará 60 mil veículos até 2016, um crescimento de aproximadamente 50% do total hoje existente, na ordem de 43.760. O número por si só demonstra a imperiosa necessidade de São Bento do Sul mobilizar suas forças vivas, entre elas motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e táxis, para traçarem um perfil crítico das situações que enfrentam no dia a dia e como os problemas de infraestrutura urbana de transporte afetam suas vidas.
Interessante pesquisa inédita do Instituto Mapa e Grupo RBS, publicada em 23/11/11 nos jornais “Diário Catarinense”, “A Notícia” e “Jornal de Santa Catarina”, elencou dez das maiores cidades de SC (Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça e São José). O capítulo-apresentação destaca: “Garantir a mobilidade urbana da população nos mais diversos meios de transporte tem sido um dos grandes desafios das cidades em crescimento. Poucas têm conseguido viabilizar obras viárias e sistemas de locomoção capazes de desatar o nó em que se transformaram as ruas e avenidas dos médios e grandes municípios”
REALIDADE EVIDENTE E PREOCUPANTE
Em Santa Catarina está é uma realidade evidente e cada vez mais preocupante. E nada melhor do que ouvir quem convive diariamente com o problema para ter um retrato fiel da situação. Com este objetivo, o Grupo RBS e o Instituto Mapa realizaram esta pesquisa - foram ouvidas 4.060 pessoas nas 10 cidades mais populosas do Estado. Os dados revelados neste levantamento visam instrumentar as autoridades com informações estratégicas, que possam ajudar a construir políticas eficazes de investimentos em mobilidade urbana.
Os entrevistados responderam a pesquisa de várias formas. Primeiro, deram notas (0 a 10) para oito itens que representam os pontos mais importantes sobre transporte e trânsito. Com a média destas notas foi calculado o índice de mobilidade urbana (IMU), que ficou em 4,8, resultado conceituado como regular e preocupante – se fosse um aluno de escola, a mobilidade estaria em recuperação, com sério risco de ser reprovada. Cada cidade também recebeu a sua própria nota, particularizando o resultado.
Na segunda parte do levantamento, foram avaliados 22 itens relativos especificamente ao transporte público e apenas por usuários do serviço que somam 1.867 pessoas (46% do total). E o resultado foi de 5,9, também longe do ideal. Num terceiro momento, foi analisado o serviço de táxi por todos os entrevistados, que alcançou média 6,8.
A pesquisa também procurou identificar o comportamento dos entrevistados em relação a sua locomoção diária, os efeitos dos problemas de transporte na sua vida pessoal e profissional e sua disposição para mudar hábitos. O uso de carro e do transporte coletivo é equilibrado nas cidades, mas a maioria diz que, se pudesse, usaria mais o automóvel particular. Uma demonstração clara da insatisfação com o serviço público oferecido nas cidades e do desafio que é a mudança de comportamento da população para uma mobilidade mais eficaz.
IMPORTANTES ÁREAS
Faço essa abordagem de forma detalhada servindo-me do resultado a que chegou a pesquisa já referida e dados da nossa realidade em números totais, objetivando voltar a tratar o assunto neste momento que se iniciam as tratativas com relação às eleições municipais de 2012.
Assim como a mobilidade urbana, também saúde pública, segurança e educação devem merecer de nossas lideranças políticas a merecida atenção, para assim poderem os eventuais candidatos elaborarem seus planos de governo, abordando as mais importantes áreas que dizem respeito a vida de todos cidadãos que aqui residem e vivem.
*Ex-prefeito e ex-senador