PME já está nas mãos dos profissionais da área
Foram meses de seminários e discussões, mas o Plano Municipal de Educação já está nas mãos dos profissionais envolvidos na área. O evento para a entrega do PME foi realizado na manhã de ontem, na Promosul. Agora, São Bento do Sul conta com diretrizes e metas da educação para os próximos dez anos. Em seu discurso de abertura, a secretária de Educação, Salete Spitzner, explicou o processo para a elaboração do PME. “Foram realizados quinze seminários temáticos e outros quinze fóruns de discussão. Nestes encontros, elaboramos diretrizes e metas direcionadas a quatorze eixos temáticos, os quais foram aprovados em fóruns direcionados – que contaram com a participação de representantes da sociedade, poder público, privado e judiciário”, disse.
Salete agradeceu a parceria das escolas que aceitaram o desafio. “Agradeço a todos, foi realmente um trabalho em conjunto. Envolvemos, além das escolas municipais, também as estaduais e privadas, e o Senac. Parabéns aos envolvidos, principalmente ao prefeito Magno Bollmann, que, com sua ousadia, sem se preocupar com a questão política, permitiu que este projeto fosse realizado”, enalteceu. O prefeito também marcou presença no evento. A secretária destacou ainda que várias ações descritas no Plano Municipal já foram efetivadas, mas que cabe aos próximos prefeitos cumprir o que está determinado. “Agora, os próximos três prefeitos terão o compromisso de trabalhar o PME, fazer acontecer”, finalizou.
Para o prefeito, com a finalização do PME, o município se torna exemplo. “Tenho certeza que somos exemplos para a Educação no Brasil a partir de hoje, pois o país precisa de nós, precisa dessa união que vi na elaboração deste projeto – houve o envolvimento da comunidade e isso demonstra pessoas comprometidas com o bem mais valioso que temos, a educação”, disse.
PALESTRA
Para encerrar o evento, os convidados participaram de uma palestra com o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella. Dono de um currículo notável, o palestrante falou do seu livro “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. Mestre e doutor em Educação, Cortella destacou o papel da família e da escola na educação dos estudantes. “Os pais precisam saber que são eles que educam seus filhos; a escola apenas escolariza eles”, comentou. O palestrante falou ainda da qualidade do ensino e como motivar os alunos. “Hoje em dia o professor precisa ter três características: humildade, coragem e vitalidade”, disse, finalizando: “Encerro a palestra com uma frase famosa que diz: ‘Se quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá com alguém’. E, para mim, esse é o objetivo do Plano Municipal de Educação: ir longe”.
O PME tem como finalidade definir e orientar as ações educacionais locais através de objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, articuladas com os planos e as políticas federal, estadual e municipal. Na primeira fase, em fevereiro de 2011, foram elaboradas diretrizes referentes à Educação Especial e Inclusiva, Educação Ambiental, Educação Étnico-Racial e Indígena, Pedagogia Hospitalar (Serviço de Apoio à Criança Adoecida) e Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação. Durante o ano foram elaboradas ainda as diretrizes dos eixos temáticos relacionados à Educação Infantil, Educação Médio, Educação Profissional, Educação à Distância e Novas Tecnologias, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Terceira Idade, Educação Superior, Financiamento e Gestão de Recursos para Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
PREMIAÇÃO
O evento, que ocorreu das 8:00 às 12:00, na Promosul, contou ainda com a premiação aos participantes do concurso de capa e poesias, realizado pela Secretaria de Educação. Os trabalhos escolhidos fazem a introdução de cada eixo discutido. No total, foram inscritos 20 trabalhos para a capa e 24 poesias. Margareth Dal-Pivo Simonetti foi a vencedora da categoria da “Capa” (Escola Castelo Branco). Nos Eixos Temáticos, os resultados foram os seguintes: 1. Educação Especial e Inclusiva: Ana Lúcia Beckert (EBM Dalmir Pedro Cubas); 2. Educação Ambiental: Simone Sauer Rodrigues (CEIM Castelo Encantado); 3. Educação Étnicorracial e Indígena: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 4. Pedagogia Hospitalar (Serviço de apoio à criança adoecida): Simone Sauer Rodrigues (CEIM Castelo Encantado); 5. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação: Lucilene Ribeiro Souza da Cruz (CEIM Neide Lobermayer); 6. Educação Infantil: Maria Doroti Liebl (CEIM Castelo Encantado); 7. Ensino Médio: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 8. Educação Profissional: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 9. Educação à Distância e Novas Tecnologias: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 10. Ensino Fundamental: Marilena Boeira da Silva Zipperer (CEIM Tempo Mágico); 11. Educação de Jovens e Adultos e Terceira Idade: Elaine Liebl Keiser (CEIM Estrela Guia); 12. Educação Superior: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 13. Financiamento e Gestão de Recursos para Educação: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch); 14. Gestão Democrática e Avaliação: Cláudia Mara Tureck Muech (EBM Carlos Doetsch).